terça-feira, 2 de agosto de 2011

DIÁRIO DE BORDO: ENTRE A LUA E O LUAR

                                         Jorge Bichuetti

Talvez, pudesse tecer comentários outros... Porém, escrevo com o coração e ele segue suas regras... ou melhor, é intuição e carinho num permanente ver para aconchegar... Miro o céu e no luar, me desnudo: me sinto pequeno, imperfeito, melancólico... mas, por outro lado, me descubro: um filho da imensidão, um poeta alado e um sonhador - um caminhante enluarado.
Sonhar e voar - aprendi com o luar... E não tenho reserva em afirmar que são, para mim, atos, atitudes que possibilitam caminhar e lutar, seguir adiante semeando os germes de um novo mundo, de uma nova vida...
Leio muito; menos do que as pessoas imaginam, mas leio... E chego como Jorge Luis Borges a ver o paraíso como uma livraria... Contudo, ando muito impressionado com outras lições que aprendi com Luinha, meu anjo protetor...
A Luinha é uma pequena da tribo Shitsu. Uma adolescente. Dengosa, mimosa...  Cheia de encantos...
Ela é meu tesouro, minha maior riqueza... E muito me ensina da vida e do viver...
Algumas palavras ganharam na nossa convivência outra dimensão...
Palavras: carinho, confiança, solidariedade, ternura, suavidade, preguiça, perdão, compaixão, amor, alegria...
Nenhuma destas, já esteve alheia ao que entendo como caminho da suavidade e da paz... Todavia, Luinha me ensinou que nos livros, enciclopédias e dicionários, não há espaço para o desenho do que algo significa, incorporando o valor da intensidade...
A Luinha é alguém que como Leonardo Boff, crê na ética do cuidado... Ama cuidar... Se alguém chora do seu lado, ela, de imediato, age... Não fala, se põe a acariciar. Enxuga com seu carinho as lágrimas do outro. E o faz com intensidade, doando-se por inteira.
Muitas vezes, cansados, fico surdo e não escuto a campainha... é o povo da rua e suas dores. Ela late... Me chama a atenção e só sossega quando a levo para que ela sinta-se humanidade no ofício da solidariedade.
Eles - já velhos camaradas - me olham e vendo meu rosto sério, cansado, exausto, dizem: é, doutor, aqui, quem manda na casa é a Luinha!... Eles não deixam de ter razão, a Luinha é um eco permanente do Fórum Social Mundial: um outro mundo é possível, mas, necessariamente, ele passa e passará pela compaixão e pela solidariedade.
Terna, meiga - suavemente, me enche de mimos e carinhos quando me sente triste...
Ela simplesmente ama... 
Outro dia, notei que ela era a espera confiante... Não come ração do dia anterior; correndo, me esqueci de trocar... Quieta, ela esperou... Quando lhe dei a comida; somente, me olhou, com os olhinhos de quem diz... eu sabia!... O amor é paciente e benigno, espera confiante... Dai o perigo das desatenções...
Ela me ensinou que uma quota de preguiça é virtude... Deve ter passado seus olhinhos por algum livro meu, livro zen...
Na preguiça, finge de surda e cega... Porém, não se nega aos convites para o alegrar-se... Gosta de brincar... E brinca com tanta alegria que creio que ela crê que a alegria é mais eloquente oração... A minha menina é meio franciscana...
E adora samba...
penso que isso nunca saberei: se ela realmente gosta de samba e da Mangueira ou se simplesmente me ensina outro nobre e difícil lição: quem ama verdadeiramente, com intensidade, se alegra com a alegria do coração amado...
Assim, vão-se os dias... eu, caminhando entre a Lua e o luar...

4 comentários:

Concha Rousia disse...

Que lindo, Jorge, quando alguém tem a alma assim aberta como a tua para aprender, faz mestres com facilidade... :) como a Luinha, amo estas narrativas tuas, Abraços com carinho e ternura, Concha

Jorge Bichuetti - Utopia Ativa disse...

Concha; amiga, o existir é uma longa caminhada ee se a seguimos, fazemos pela ternura dos amigos. Obrigado, meu carinho e ternura sempre... Abs ternos, jorge

Layara Bichuette disse...

Tio Jorge, a Luinha está cada vez mais fascinante! Assim como suas palavras todos os dias no blog e nesse texto dedicado a ela.. É lindo ver você escrever assim, e poder saber um pouquinho do que acontecem entre vocês.. do quanto ela está contigo e te ama! Vivo com saudade de vocês .. E com certeza, quem ama verdadeiramente se alegra com a alegria do coração amado! beijos.. sua Lalá!

Jorge Bichuetti - Utopia Ativa disse...

layara: princezinha do Tio: estou com saudade; vamos nos encomtrar... mil beijos do tio e da lua, nós te amamos muitoo. jorge