terça-feira, 6 de setembro de 2011

POESIA: PARA ALÉM DO EGO; UMA MULTIDÃO DE EUS NÃO-PARIDOS...

                            EXÍLIO
                                  Jorge Bichuetti

Estrangeiro entre papéis e canções,
caminho no desconhecido; a vida é
tão mutante que entre velhos amigos,
me sinto, um errante, um exilado nas 
terras que desde sempre habito...

Minha voz fala idiomas exóticos e,
assim, passo incompreendido...
Meu olhar vaga tão distante
que nem na minha própria casa,
me reconheço, vivendo entre
trilhas mil vezes por mim percorridas...

Eis o meu estranho exílio, busco
o mundo dos meus sonhos e a
vida que o horizonte anuncia...

E no dia-a-dia, na vida comum dos
meus atos da minha velha rotina, eu
me procuro... e não me encontro...
Pesa-me sentir no meu ninho a 
estranheza do meu auto-exílio...


                           EUS NÃO-PARIDOS
                                           Jorge Bichuetti

Padeço saudades do que ainda não fui;
no espelho, estão o riso nunca dado e
as lágrimas por serem choradas...
Me olho e não consigo ver:
o menino travesso, endiabrado;
o passarinho de voos estelares;
a mulher de lábios pintados e o
galã-cigano na errância amorosa...
Não encontro a ternura radical,
capaz de de tecer um inédito carinho...
Nem percebo a valentia audaz,
que num ato de guerra implante a paz...

Há em mim um palhaço adormecido;
há em mim um poeta silencioso; há
muitos que não nasceram e que esperam,
na maloca da minha indigência, o
parto que lhes darão luz à vida...

Eu, sou a espera... a caça... o túnel
da vida reencantada nos pródigios
que jazem no baú... no baú lacrado,
ali, onde bailam os meus eus-não paridos...

                  07 DE SETEMBRO - 
        O GRITO DOS EXCLUÍDOS
- 8:30- NA PRAÇA SANTA RITA...

4 comentários:

Mila Pires disse...

...Saudade do que ainda não fui...gostei disso!
Eu te abraço...com ternura...Mila.

Jorge Bichuetti - Utopia Ativa disse...

Mila: saudades do porvir, meu e da humanidade... muita saudade de papear... Abs ternos, jorge

Anônimo disse...

Dr. Jorge,
Leio o blog todos os dias.E vou descobrindo como vc está.Uma hora doentinho, outra hora querendo abraçar a vida.De repente se sente só e quer bater papo.
Isso é o que eu sei.Existem as coisas que fico me interrogando.
Vc não conta.Domingo vou a São Paulo arejar.O blog a todo vapor né? Invejo quem tem tanta capacidade de trabalho.Fique com com Deus. Um beijo Denise

Jorge Bichuetti - Utopia Ativa disse...

Denise: curta Sampa... Minha vida se dá entre sobressaltos... porém, na esperança e na caminhada dos sonhos, meu carinho; jorge