sábado, 25 de setembro de 2010

MESTRES DO CAMINHO: PE FÁBIO DE MELO

                                            HOJE É TEMPO DE SER FELIZ!
                                                                                      Pe FÁBIO DE MELO
 
A vida é fruto da decisão de cada momento. Talvez seja por isso, que a idéia de plantio seja tão reveladora sobre a arte de viver.
Viver é plantar. É atitude de constante semeadura, de deixar cair na terra de nossa 
existencia as mais diversas formas de sementes.
Cada escolha, por menor que seja, é uma forma de semente que lançamos sobre o canteiro que somos. Um dia, tudo o que agora silenciosamente plantamos, ou deixamos plantar em nós,será plantação que poderá ser vista de longe...
Para cada dia, o seu empenho. A sabedoria bíblica nos confirma isso, quando nos diz que "debaixo do céu há um tempo para cada coisa!"
Hoje, neste tempo que é seu, o futuro está sendo plantado. As escolhas que você procura, os amigos que você cultiva, as leituras que você faz, os valores que você abraça, os amores que você ama, tudo será determinante para a colheita futura.
Felicidade talvez seja isso: alegria de recolher da terra que somos, frutos que sejam agradáveis aos olhos!
Infelicidade, talvez seja o contrário.
O que não podemos perder de vista é que a vida não é real fora do cultivo. Sempre é tempo de lançar sementes... Sempre é tempo de recolher frutos. Tudo ao mesmo tempo. Sementes de ontem, frutos de hoje, Sementes de hoje, frutos de amanhã!
Por isso, não perca de vista o que você anda escolhendo para deixar cair na sua terra. Cuidado com os semeadores que não lhe amam. Eles têm o poder de estragar o resultado de muitas coisas.
Cuidado com os semeadores que você não conhece. Há muita maldade escondida em sorrisos sedutores...
Cuidado com aqueles que deixam cair qualquer coisa sobre você, afinal, você merece muito mais que qualquer coisa.
Cuidado com os amores passageiros... eles costumam deixar marcas dolorosas que não passam...
Cuidado com os invasores do seu corpo... eles não costumam voltar para ajudar a consertar a desordem... Cuidado com os olhares de quem não sabe lhe amar... eles costumam lhe fazer esquecer que você vale à pena...
 
Cuidado com as palavras mentirosas que esparramam por aí... elas costumam estragar o nosso referencial da verdade...
Cuidado com as vozes que insistem em lhe recordar os seus defeitos... elas costumam prejudicar a sua visão sobre si mesmo.
Não tenha medo de se olhar no espelho. É nessa cara safada que você tem, que Deus resolveu expressar mais uma vez, o amor que Ele tem pelo mundo.
Não desanime de você, ainda que a colheita de hoje não seja muito feliz.
Não coloque um ponto final nas suas esperanças. Ainda há muito o que fazer, ainda há muito o que plantar, e o que amar nessa vida.
Ao invés de ficar parado no que você fez de errado, olhe para frente, e veja o que ainda pode ser feito...
A vida ainda não terminou. E já dizia o poeta "que os sonhos não envelhecem..."
Vai em frente. Sorriso no rosto e firmeza nas decisões.
Deus resolveu reformar o mundo, e escolheu o seu coração para iniciar a reforma.
Isso prova que Ele ainda acredita em você. E se Ele ainda acredita, quem sou eu pra duvidar... (?)
 

6 comentários:

Cylene França disse...

E se ele acredita em mim, quem sou eu pra duvidar?! É muito bom ler este texto do padre e lembrar que Deus é por nós sempre. E nós devemos sempre olhar para frente, para o que ainda podemos fazer. Obrigada Dr. Jorge por publicar este texto. Hoje é tempo de ser feliz!!! Hoje e sempre!!! Fiquei muito feliz com o abraço. Quem sabe um dia eu não poderei receber este abraço pessoalmente. Eu creio.

Jorge Bichuetti - Utopia Ativa disse...

Querida Cylene, que cada manhã, junto da cantoria dos passarinhos , e das orações que são aves que voam no azul entre as estrelas e a lua, você possa receber o meu terno abraço e um beijo no seu coração de anjo.
Lindo texto!...O homem gosta de duvidar de si, pois o isso o faz menos responsável; quando estamos da fé incondicional que Deus tem em nós, acordamos e vemos que o bem e o belo que a vida carece para devir-se vida digna e justa mora nas nossas mãos. Assim, é a fé de Deus.
O text do Pe Fábio é palavra de vida e convocação à uma vida de corresponsabilização: somos co-autores, basta que cuidemos do amor e da alegria, da solidariedade e do bem.
Para mim, ele vem experimentando o cristianismo: nega-se ser capturado pela sociedade de espetáculo e realiza sua mística e carismo fazendo da sua própria vida uma obra de arte, que no pensamento de Foucault é a perspectiva de salvação do homem que cinzento já não se suporta e que necessita descobrir que o brilho da vida está em nós para sustentar a vida de todos.
À você, meu carinho e minha ternura.jorge

Maria Alice disse...

Dr. Jorge, já lhe disse por e-mail da minha alegria em ler no seu Blog, um dos textos mais belos do “Mestre do Caminho”: Pe. Fábio de Melo.
Comentar sobre este sacerdote ungido é falar duas, três ou mais vezes, pois sempre está presente durante meu processo terapêutico, ou seja, toda semana. Você é o maior conhecedor, do que foi Pe. Fábio na minha vida...pelo que anuncia.

Pe. Fábio e Dr. Jorge...
Mostram-me uma direção: o que fazer com meus pedaços da alma e tristeza, minha dor e gargalhada, minha vontade de morrer e de viver, minha força interior e capacidade de levantar e ser gente ...
Mostram-me uma direção, cada um com a sua competência, “sacerdote e médico”...
Os dois?? Poetas, sonhadores, uma verdadeira sintonia nas mensagens, irmãos de fé.

Pe. Fábio é uma “criatura” do tamanho de seus sonhos. “Criatura” de natureza emotiva, com uma linguagem gestual singela, mas forte. “Criatura” com ideais de justiça, sinceridade,solidariedade, humanidade. “Criatura” com princípios éticos eternos, que ultrapassam o tempo
Filho do Céu...

Padre Fábio, pregador dos sonhos e realizações, pregador da luta e da vitória, pregador do “tudo posso naquele que me fortalece”...
Padre que tem dedicado a sua vida às pessoas... enxerga e sabe que todo Ser Humano, é Humano de Deus.
Ensina-nos a virar a página, apesar de não ser fácil...
É um mensageiro, que entra na nossa alma e nos dá uma Direção para a re-invenção de uma nova vida, a partir das palavras de Jesus Cristo!

Padre Fábio está construindo um belo caminho, ao caminhar rumo a Deus!
Trás consigo uma luz, e nos ilumina também!
Deus abençoe seu sacerdócio.

Dr. Jorge, meu carinho, admiração e fraterno abraço.
Maria Alice

Jorge Bichuetti - Utopia Ativa disse...

Querida Maria Alice, suas palavras enchem de vida meu caminho. E sua amizade me faz menos solitário e mais coletivo de uma tribo que sonha, caminha, canta, ri , chora e nos entres das emoções se descobre capaz de de encontrar na solidariedade, na generosidade e na ternura uma transcendente revitalização.
Suas reflexões sobre Pe Fábio são profundas, altivas e celestiais...
Ele , muitas vezes, tem sido criticado por sua missão no canto, por aqueles que esquecem que o pobre menino Jesus no abandono de Belém só deve a alegria dos anjos que o saudavam com uma serenata no Céu.
Vivemos um tempo de assujeitamentos... Somos capturados pelo cinzento da rotina e pelo neón da mídia.
Os estudiosos percebem no sujeito uma identidade rígida, repetitiva, marcada pelo triângulo familiar - é o nosso ego individualista e competitivo, de egoísmo e narcisismo, sempre movido pela falta.
Perceberam, então, a dimensão da subjetidade que não livre, mas simplesmente um modo de ser grupal que corresponde os diversos estriamentos da vida.
Foucault, então, na última etapa de sua vida, dedicou-se a perceber um lugar novo, instituinte para a pessoa humana: e esta subjetividade livre e libertária ele nomeou de subjetivação, pois ocorre em dispositivos de produção de vida e é marcada pela capacidade de uma vida se realizar como obra de arte, uma performace de vida-potência afetando a produção de mais viver e de um viver para além da própria vida.
Pe Fábio , para mim, um homem singelo e sonhador, doce e radical, terno e solidário caminha... nos vôos de uma vida que se realiza como obra de arte.
Ser artista é domar um ofício no cenário de um palco; já transformar a própria vida numa obra de arte é viver e con-viver com a materialização da ética e da estética de uma arte que pulsa num corpo que se faz poesia viva, canto visceral e escultura da palavras que cunhadas na eternidade são no hoje uma ellegia ao bem e ao amor fraternal.
Obrigada, amiga... pela sua presença e pela presena dos grandes homens e grandes ideais que povoam a sua vida. Um abraço com carinho e ternura. jorge

Maria Alice Dias disse...

Dr Jorge,

“...presença dos grandes homens e grandes ideais que povoam a sua vida”. Este seu registro, me levou a sonhar.

Sonho que me conduziu para vários locais, em diferentes épocas. Meu coração foi invadido por lembranças vivas, desse tempo que passou... e ainda tão presente.

Sempre busquei, sempre alcancei belas oportunidades... ouvir, aprender, silenciar, trocar idéias, mudar conceitos, estar junto...de poetas, educadores, sacerdote hesicaste, teólogo, mulher rural, dentre outros.

Sim! Sim! Desses? corri até eles na maior velocidade, sem osteoporose e sem reumatismo.

Homens e mulheres doces e aconchegantes, simples e humildes, sabiam e sabem amar as pessoas como elas são. Minha lembrança alcançou pessoas maravilhosas, que buscaram e ainda buscam alternativas para tornar a vida melhor, entre elas, Dª. Mariazinha (mulher rural, uma doçura, suas mãos não sabem trabalhar com o lápis, mas dançam na argila criando lindas peças)... Dalai Lama (líder espiritual e político do Tibet)... Jean-Ives Leloup (teólogo, sacerdote hesicaste e conferencista mundialmente reconhecido)... Ubiratan D’Ambrósio (signatário de importantes documentos no mundo da ciência, como a Declaração de Veneza e a Carta da Transdisciplinaridade. Um homem com um olhar para o futuro)...Rubem Alves e Zuenir Ventura (educadores e pensadores)...Leonardo Boff (representante do Brasil, na redação da “Carta da Terra”, texto com forte densidade ética e espiritual)... Pierre Weil (criador da metodologia “a arte de viver em paz” e Reitor da Universidade Holística Internacional de Brasília. Suas cinzas iniciaram nova caminhada na cachoeira da Universidade e já devem estar nas águas do infinito)...Ruy Berger Filho (meu eterno e querido amigo, encontra-se hoje em outro plano espiritual, uma perda irreparável. Educador e consultor da Fundação Kellogg no Brasil)...e outros tantos.

Silenciei, ouvi... aprendi o olhar para um novo mundo...aprendi a simplicidade, a humildade, a solidariedade, o amor sem condições. Espalhei sementes desse aprendizado... sempre de mãos entrelaçadas às da minha família, alunos, colegas e amigos.

Não! Não! Existem pessoas distantes e que machucam, concretas e diretas, vaidosas e arrogantes, proprietárias do saber e deslumbradas com o poder.

Estas? sempre corri e ainda corro para o lado oposto, sem olhar para trás.

Hoje? São poucas as pessoas que devemos alcançá-las! Levo cada queda, de arrebentar.... não sei se corro atrás de que não deveria ou se é osteoporose e reumatismo.

Mesmo arrebentada, continuo buscando oportunidades... Não perdi tempo,fui ao encontro deste poeta, sonhador e humano, criador desta Utopia-Ativa... para aprender e compartilhar com todos. Obrigada por fazer-me sonhar...

Meu eterno carinho.
Maria Alice

Jorge Bichuetti - Utopia Ativa disse...

maria Alice, seu carinho é a minha Lua nas noites escuras. E, agora, vendo-a numa reverência cheia de gratidão percorrer o seu passado e anotar as sementeiras e os semeadores, e4ntendi pouco porque ri e chora como se fosse sempre uma fonte dadivosa de floradas e alvoradas num conceerto de esperança e paz.
Inspirado neste encontro _ utopi ativa - que é fruto de encontros e que não é algo que nasceu de mim; revi meu pasado.
Prof Hipólito,Adelmo, Maria Thereza, Filó , Betinha Nalú e Fátima: um grupo de entusiamo e encantamento numa caminhada por justiça, passo a passo, no caminho do nosso povo.
Monsenhor Juvenal Arduini - O Monsenhor dos Direitos Humanos - que me acolhe com sua sabedoria e sua ternura paternal...
Irmã Anita, Franca e augusta: na ocupação, construção da creche e manutenção do trabalho popular.
E hoje, os meus companheiros de Caps, loucos?, o diferente na luta por uma mundo de inclusão...
E você, querid amiga, estímulo e e apoio, inspiração e conhecimento num vida de autenticidade e doação solidária... São tantos que com a vida estrelada só nos é possivel sonhar, e que dos nossos sonhos nasça um novo tempo. É meu desejoo senil... abraços jorge