terça-feira, 16 de novembro de 2010

POESIA: ASAS INTEMPESTIVAS

                                  DEVIR
               JORGE BICHUETTI

O pássaro voando alto,               
entre as nuvens e o arco-íris,
desnuda a liberdade
nas asas do devir....

                                       O QUE PODE UM CORPO
                                                      JORGE BICHUETTI

Um corpo pode
experimentar e criar;
desnudar o universo
e vesti-lo de folhagens,
flores e bolhas de sabão...
Um corpo pode
amar e brincar;
desenhando os caminhos         
com as luzes do prazer...
Um corpo pode
sonhar e devir;
voando pelas paragens
que o transformará
numa multiplicidade de corpos
e, também, numa estrela brilhante
onde o corpo que pode
ali não mais estará...


                                                    AMOR
                                                           JORGE BICHUETTI

Se amo, sou devir... Esquecido, uma múmia... O amor caminha louco entre semente e o deserto...


 CHE
                                                            JORGE BICHUETTI

Se vives, como creio
escuta teu povo e vê
quanta dor e lágrimas
que jorram desesperadas,
e clamam, sonham
com o nascer
de um novo dia...

Tua ternura encanta,
Tua firmeza, resistência;
nos une numa coluna
de potência e magia...

Ave, Che! Juntos vamos
ousar vencer ou morrer...

4 comentários:

Anônimo disse...

O Homem é um animal como outro qualquer. Fato. Ele sabia, antigamente, exatamente o que significava o outro, seu semelhante...... mas com o advento do pensamento, da fala e da escrita, para citar apenas estes, um ser humano passou a acreditar em outro e com isso lhe delegou poderes. ....O Poder corrompe....e aí começa a degeneração humana: acreditar no outro. ......sabe meu caro, eu , muitas vezes, não acredito nem em mim mesmo, pois aprendi que a mente mente ou não se chamaria mente e a verdade se manifesta apenas pelos sentidos. Assim devemos ter cuidado com os outros, principalmente aqueles que querem nos salvar. Esses são os piores. Falam em revolução , mas quando tomam o poder, proíbem qualquer manifestação do pensamento, que não seja o deles, ditadores. .....A revolução só existe na democracia e só na democracia ela sobrevive, como Martin Luther King, que se não fosse nos EUA, ele não teria revolucionado a condição do negro em seu país. Fosse em Cuba, estaria preso até hoje, pois lá a revolução é proibida.

Anônimo disse...

O Homem é um animal como outro qualquer.Fato. Ele sabia, antigamente, exatamente o que significava o outro, seu semelhante...... mas com o advento do pensamento, da fala e da escrita, para citar apenas estes, um ser humano passou a acreditar em outro e com isso lhe delegou poderes. ....O Poder corrompe....e aí começa a degeneração humana: acreditar no outro. ......sabe meu caro, eu , muitas vezes, não acredito nem em mim mesmo, pois aprendi que a mente mente ou não se chamaria mente e a verdade se manifesta apenas pelos sentidos. Assim devemos ter cuidado com os outros, principalmente aqueles que querem nos salvar. Esses são os piores. Falam em revolução, mas quando tomam o poder, proíbem qualquer manifestação do pensamento, que não seja a deles, ditadores. Cuidado com essa gente que quer construir um paraíso na terra para nós. E pior, com violência.
A revolução só existe na democracia e só na democracia ela sobrevive, como Martin Luther King, que se não fosse nos EUA, ele não teria revolucionado a condição do negro em seu país. Fosse em Cuba, estaria preso até hoje, pois lá, a revolução é proibida.

Jorge Bichuetti - Utopia Ativa disse...

A revolução é a utopia do amor sem fronteiras... Vôo intempestivo, nos permite tomar o céu de assalto.
Nela, a liberdade necessita ser radicalizada com o pluralismo e o direito à diferença...
Cada realidade, permite um sonho, e o sonho anda é a corda-bamba do genuinamente novo. abraços jorge

Anônimo disse...

O amor sempre existiu e sempre existirá. Faz parte da genética animal. Isto, para quem se lembra ainda, que somos animais.............mas, com o advento do pensamento, veram as mentiras. Produtos da mente. Nasceram com isso as religiões e ideologias, que são a mesma coisa. Um produto da mente....... a percepção da nossa condição animal não é fácil. A maioria se deixa envolver pela obra humana e nela se perde. Esquecem o protagonista desta obra......meu caro estudioso, não se iluda com o humano: ele usa o "amor" para disfarçar o ódio e a inveja, que é aquilo que temos de melhor.. .....Marx é um deles. Deve ser estudado sob a luz da psicanálise. Pegou a filosofia cristã e substituiu a solidaredade e o amor, pelo ódio àqueles a quem ELE julgou pecadores. .......como escrevi aí em cima, é difícil a percepção daquilo que signica nós humanos.......escolas , livros, podem ajudar, mas conheço analfabetos que sabem bem o que significa o outro,seu semelhante, melhor que todos os livros que já li.......autores que podem ajudar em alguma coisa nisso existem: um Cioram e um Nietzsche e mais um ou outro......continuemos estudando o Homem.... Há mais coisas entre o céu e a terra do que imagina a nossa vã filosofia.....abraços