Começa o mensalão: o julgamento pelo STJ... Jogo; cenas... Uma incógnita: jogo de cartas marcadas... ou... um processo de punição de alguns bodes expiatórios sem a necessária revisão das práticas políticas que ainda não se distanciaram do coronelismo arcaico nem das maquinações corruptas...
A democracia formal convive bem com o mando dos coronéis, e com os desmandos da corrupção...
Uma transformação radical - ética e popular - passa por enfrentar a reforma política... por gestar uma efetiva participação popular... e por um controle criativo e de fiscalização de um país que só superará os vícios da democracia burguesa, implantando eficientes mecanismos de autogestão.
Não se acaba com a tirania nem com a corrupção sem a implantação de mecanismos que transversalizem o poder.
***
O cenário de crescente violência desnuda uma cruel realidade: vivemos um processo de conquistas da cidadania que convivem com avanços dos microfascismos, da violência capilarizada e dos sutis mecanismos de exclusão... Repressão versus segurança cidadã é uma dicotomia que perpassa as diferentes linhas da vida social.
Cidadania plena exige polícia cidadã... E inclusão social com direitos humanos e direito à diferença...
A violência não é um elemento exógeno ao individualismo neoliberal, o compõe...
***
Sem a ativação vitalizante dos movimentos sociais, a burocratização é força indomável numa sociedade... Fora do coletivismo, da ética da amizade, da alegria e da solidariedade... não se logra o poder das flores e dos sonhos em detrimento da tirania dos canhões...PELA COMISSÃO DA VERDADE - ORGANIZANDO-SE EM NÚCLEOS E MOBILIZANDO A INTERVENÇAO DA SOCIEDADE CIVIL NO PROCESSO DE RESGATE DA NOSSA HISTÓRIA - MEMÓRIA, COMPROMISSO E JUSTIÇA...
NÃO À CONSTRUÇÃO DA USINA BELO MONTE...
PELA APROVAÇÃO DO PROJETO DE LEI QUE CRIMINALIZA A HOMOFOBIA...
PELAS REFORMAS POLÍTICA E FISCAL...
PELA CONSTRUÇÃO DE UM PROCESSO DEMOCRÁTICA DE BASE - AUTOGESTIVO...
ORÇAMENTO PARA SAÚDE E EDUCAÇÃO CONSTITUCIONAIS...
PELO FIM DA IMPUNIDADE...
PELA SUSTENTABILIDADE ECOLÓGICA...
PELA POLÍTICAS AFIRMATIVAS DE INCLUSÃO....
PELA VIDA E PELA LIBERDADE...
A VIDA VOA NAS ASAS DA LIBERDADE...
PASSEMOS!!!
2 comentários:
Lucidez, sensibilidade, poesia, riqueza... Suas palavras soam como badaladas de sinos que insistem em despertar as mentes, os corações para que se livrem das amarras da manipulação, da cegueira, dos egoísmo, da inveja, e se abram ao novo que é construído na busca constante da verdade, da transparência, do respeito à dignidade de cada um e de todos. Um abraço terno, fraterno, Jorge Antônio, compartilhando esperança.
Nádia Aparecida de Sene Oliveira
Conceição das Alagoas - MG
Nossa, estou sentindo muito a falta de suas postagens! Volte logo!
Postar um comentário