quinta-feira, 20 de maio de 2010

TESES SOBRE PSICOSE

                                                 
1. A psicose é um produto social.
Pichón-Riviere a viu como um emergente: porta-voz, produzida pela depositação da loucura grupal num corpo que a anuncia, mas que quanto visto pelos outros que nele depositaram e depositam sua loucura, torna-se e o torna um bode expiatório.
2. Na psicose não existe uma separação estanque entre o mundo real e virtual.
Bion clarificou a dificuldade no processo de quadricular o psiquismo via pensamento; assim, o psicótico teria um funcionamento onde concreto-real da racionalidade técnico-instrumental não se separaria da virtualidades.
3. A psicose se dá na ausência da continência de uma maternagem que nos inclua no mundo, sem rejeição à nossa singularidade.
Devemos esta tese à Winicotti e sua teoria da maternagem, que, de um lado, nos explica e nos orienta para uma clínica de acolhimento terno e amoroso, como revela os prejuizos deum mundo árido e excludente.
4. A psicose condena os vícios, as vicissitudes e malefícios da normalidade.
A antipsiquiatria e a contracultura legou-nos uma compreensão dos limites do mundo racional, normal, lógico.
5. A psicose ñao é defeito/deficit na racionalidade.É desrazão.
A psiquiatria democrática italiana contribui mostrando-nos que a normalidade se deu excluíndo outros modos de viver, sentir e viver a vida. Ela é desrazão, nem menos, nem mais, é uma outra forma de funcionamento, assim, com o mítico e o poético.
6. A psicose é desterritorialização, singularidade e potência desejante que não conseguindo vivenciar um plano de consistência é capturada e transformada em esquizofrenia de asilo, trapo autista.
7. Baremblitt afirma : " A psicose é a surra que o simulacro levou do sistema."
8. E acrescenta: " O psicótico é alguém que negou o mundo de vencedores e vendedores."
9. A psicose é singularidade e é preciso fazê-la caber na sociedade( Lobosqui e Benilton Bezerra)
10. Crise é encricilhada, tempo e espaço de mudança. A falência do instituído e a possibilidade de se reinventar e reinventar o mundo.
11.A psicose é uma ponte para a revolução solidária, onde a morte do ego nos aproxima das invenções coletivas de um modo de viver , amar e sonhar que vemos materializado no Coletivo Madres.
12 A psicose é o surrealismo na arte e artimanhas de um novo existir, um clamor profético pela vida como obra de arte













ELES TOMAM O CÉU DE ASSALTO...
" A LOUCURA É O VAZIO DA SOLIDÃO DE QUEM AMA" APARECIDA

Nenhum comentário: