segunda-feira, 29 de agosto de 2011

BONS ENCONTROS: VIDAS PELA CAUSA - FREI TITO

                                        FREI TITO
Tito de Alencar Lima nasceu em 1945, em Fortaleza, um caçula entre onze irmãos. Cresceu entre coqueiros e dunas, na benção das praias e das cantigas de jangadas e profundezas do mar. Nas graúnas e corrupiões, nas ciobas, biquaras, arabaianas, nos sapotis e cajus, graviolas e mangas, nessas maravilhas pagãs do nordeste brasileiro, os olhos infantis de Tito perceberam brilhos de mistério e inundaram de amor a alma do menino. Mais tarde, no martírio que o levou à morte, Tito escreveu poemas onde corriam os regatos e os rios da infância e onde ressurgiram pastagens, bosques, relvas e nuvens banhadas de sol azul.
Cedo concluiu que só a vida religiosa daria sentido luminoso aos seus passos e que só na Igreja – consoante visões febris de Isaias – viria fazer justiça aos pobres da terra. Para ele, a Igreja não é templo dos ricos; ao contrário, é ainda a fraternidade subversiva das catacumbas romanas, sem profanações do dinheiro, e para sempre incumbida da construção de um futuro de justiça e liberdade, do futuro sem peias, quando Deus mesmo estará com seu povo.
Tito foi aluno dos jesuítas e militante da JEC; chegou a apensar em se fazer Irmãozinho de Foucauld, para viver rente aos pobres. Decidiu-se pelos dominicanos. Em 1966, entrou no noviciado, em Belo Horizonte. Dali, transferiu-se para a capital paulista. Como não separasse a fé do compromisso social, envolveu-se na luta revolucionária.
Frei Tito foi preso em 1969, quando a polícia invadiu seu convento. Seguiram-se vários meses de horrores e vilanias. “Se sobreviver, jamais esquecerá o preço de sua valentia”, disse-lhe um torturador. Em janeiro de 1971, foi banido do país; voou para o Chile e, depois, para Roma, Paris e Lyon. Mas o sonho da morte o habitava. A tortura que sofrera no Brasil havia rebentado seu espírito e continuava atormentando-o sem parar. “Longe vem o retirante... vem dizer que nos esquecemos de amar”, ele disse nos poemas. Tito sentia “um silêncio de Deus”. Certa vez, escreveu: “Não busco o céu, mas talvez a terra, um paraíso perdido”. Mas, o paraíso na terra estava perdido para sempre: em agosto de 1974. 
Frei Tito livra-se da tortura e morre, na certeza de poder viver depois da morte.
Na cruz que lhe coube entre os bosques de L’ Arbresle, estava gravado:
Frei da Província do Brasil. Encarcerado, torturado, banido, atormentado até a morte, por ter proclamado o Evangelho, lutando pela libertação de seus irmãos. Tito descansa nesta terra estrangeira.
A inscrição termina com estas palavras cortantes de Lucas:
“Digo-vos que, se os discípulos se calarem, as próprias pedras clamarão”.
Esse discípulo não se calou. Afirmou seus princípios no paraíso da meninice, nos longos dias de combate e no inferno que finalmente o consumiu. Frei Tito honrou sua Igreja.

                                            Terra de Santa Cruz

Poesia da Adélia Prado, escrita em memória de Frei Tito

 

Nas minhas bodas de ouro, esganada como os netos,  
vou comer os doces.

Não terei a serenidade dos retratos

de mulheres que pouco falaram ou comeram
Porque o frade se matou

no pequeno bosque fora de seu convento.

De outras vezes já disse: não haverá consolo. E houve:

música, poema, passeatas.

O amor tem ritmos que não são de tristeza:

forma de ondas, ímpeto, água corrente.

E agora? Que digo ao homem, ao trem, ao menino

[que me espera,

à jabuticabeira em flores, temporã?

Contemplar o impossível enlouquece.

Sou uma tênia no epigastro de Deus:

E agora? E agora? E agora?

Onde estavam o guardião, o ecônomo, o porteiro,

a fraternidade onde estava quando saíste,

o desgraçado moço da minha pátria,

ao encontro desta árvore?

Meu inimigo sou eu. Os torturadores todos enlouquecem

[ao fim,

comem excrementos, odeiam seus próprios gestos obscenos,

os regimes iníquos apodrecem.

Quando andavas em círculos, a alma dividida,

o que fazia, santa e pecadora, a nossa Mãe Igreja?

Promovia tômbolas, é certo, benzia edifícios novos,

mas também te gerava, quem ousará negar, a ti

e a outros santos que deixam as bíblias marcadas:

"Na verdade carregamos em nós mesmos nossa sentença

[de morte."

"Amai vossos inimigos."

O que disse: "Quem crer viverá para sempre",

[este também

balouçou do madeiro como fruto de escárnio.

Nada, nada que é humano é grandioso.

Me interrompe da porta a mocinha boçal. Quer mudas

[de trepadeira.

Meus cabelos levantam. Como um torturador eu piso

[e arranco

a muda, os olhos, as entranhas da intrusa

e não sendo melhor que Jó choro meus desatinos.

Sempre há quem pergunte a Judas qual a melhor árvore:

os loucos lúcidos, os santos loucos,

aqueles a quem mais foi dado, os quase sublimes.

Minha maior grandeza é perguntar: haverá consolo?

Num dedal cabem minha fé, minha vida e meu

[medo maior que é viajar de ônibus.

A tentação me tenta e eu fico quase alegre.

É bom pedir socorro ao Senhor Deus dos Exércitos,

ao nosso Deus que é uma galinha grande.

Nos põe debaixo da asa e nos esquenta.

Antes, nos deixa desvalidos na chuva,

pra que aprendamos a ter confiança n'Ele

e não em nós.

Adélia Prado, in Terra de Santa Cruz, 1986, Editora Guanabara






 POEMA DE FREI TITO

Quando secar o rio da minha infância/
secará toda dor./
Quando os regatos límpidos de meu ser secarem/
minh'alma perderá sua força./
Buscarei, então, pastagens distantes/
lá onde o ódio não tem teto para repousar./
Ali erguerei uma tenda junto aos bosques./
Todas as tardes me deitarei na relva/
e nos dias silenciosos farei minha oração./
Meu eterno canto de amor:/
expressão pura de minha mais profunda angústia./
Nos dias primaveris, colherei flores/
para meu jardim da saudade./
Assim, exterminarei a lembrança de um passado sombrio.

Poema de Frei Tito escrito em Paris, em 12 de outubro de 1972.
VIDAS PELA CAUSA...
DIREITOS HUMANOS, SIM; TORTURA NUNCA MAIS...
PELA APROVAÇÃO DA COMISSÃO DA VERDADE!...
07 - DE SETERMBRO : GRITO DOS EXCLUÍDOS 

Nenhum comentário: