quarta-feira, 13 de outubro de 2010

DIÁRIO DE BORDO: MEU BRASIL, BRASILEIRO...

                                                                      JORGE BICHUETTI

A CNBB repudia a ação dos bispos que distribuiram nota nas missas da padroeira, defendendo a candidatura Serra e diabolizando a candidatura Dilma Rousseff.
É o aborto o real problema? Já que este não é mais defendido pela candidatura Dilma.
A sustentabilidade e as reinvidicações verdes necessitam sim srem melhor explicitadas, uma vez que foram incorporadas e devem nortear o novo governo.
É a luta política... E os sonhos...
Meus sonhos são tantos... Penso, no meu Brasil, brasileiro...
E, assim, me emociono com Chico Buarque de Holanda e Leonardo Boff que junto Maria Conceição Tavares, Sebastião de Oliveira, Emir Sader, Lancetti,Marilena Chauí, Oscar Niemeyer e tantos outros, assinam um manifesto de apoio a candidatura DILMA ROUSSEFF, as assinaturas estão sendo recolhidas nos seguintes emails:
emirsader@uol.com.br 
ericnepomuceno@uol.com.br

 Segue o documento:
À NAÇÃO
Em uma democracia nenhum poder é soberano.
Soberano é o povo.
É esse povo – o povo brasileiro – que irá expressar sua vontade soberana no próximo dia 3 de outubro, elegendo seu novo Presidente e 27 Governadores, renovando toda a Câmara de Deputados, Assembléias Legislativas e dois terços do Senado Federal.
Antevendo um desastre eleitoral, setores da oposição têm buscado minimizar sua derrota, desqualificando a vitória que se anuncia dos candidatos da coalizão Para o Brasil Seguir Mudando, encabeçada por Dilma Rousseff.
Em suas manifestações ecoam as campanhas dos anos 50 contra Getúlio Vargas e os argumentos que prepararam o Golpe de 1964. Não faltam críticas ao “populismo”, aos movimentos sociais, que apresentam como “aparelhados pelo Estado”, ou à ameaça de uma “República Sindicalista”, tantas vezes repetida em décadas passadas para justificar aventuras autoritárias.
O Presidente Lula e seu Governo beneficiam-se de ampla aprovação da sociedade brasileira. Inconformados com esse apoio, uma minoria com acesso aos meios, busca desqualificar esse povo, apresentando-o como “ignorante”, “anestesiado” ou “comprado pelas esmolas” dos programas sociais.
Desacostumados com uma sociedade de direitos, confunde-na sempre com uma sociedade de favores e prebendas.
O manto da democracia e do Estado de Direito com o qual pretendem encobrir seu conservadorismo não é capaz de ocultar a plumagem de uma Casa Grande inconformada com a emergência da Senzala na vida social e política do país nos últimos anos. A velha e reacionária UDN reaparece “sob nova direção”.
Em nome da liberdade de imprensa querem suprimir a liberdade de expressão. A imprensa pode criticar, mas não quer ser criticada.
É profundamente anti-democrático – totalitário mesmo – caracterizar qualquer crítica à imprensa como uma ameaça à liberdade de imprensa. Os meios de comunicação exerceram, nestes últimos oito anos, sua atividade sem nenhuma restrição por parte do Governo. Mesmo quando acusaram sem provas.
Ou quando enxovalharam homens e mulheres sem oferecer-lhes direito de resposta. Ou, ainda, quando invadiram a privacidade e a família do próprio Presidente da República.
A oposição está colhendo o que plantou nestes últimos anos. Sua inconformidade com o êxito do Governo Lula, levou-a à perplexidade. Sua incapacidade de oferecer à sociedade brasileira um projeto alternativo de Nação, confinou-a no gueto de um conservadorismo ressentido e arrogante. O Brasil passou por uma grande transformação.
Retomou o crescimento. Distribuiu renda. Conseguiu combinar esses dois processos com a estabilidade macroeconômica e com a redução da vulnerabilidade externa. E – o que é mais importante – fez tudo isso com expansão da democracia e com uma presença soberana no mundo.
Ninguém nos afastará desse caminho. Viva o povo brasileiro.
 
ASSINEM!... ERGUE TUA VOZ E ESCOLHE COM CARINHO QUE BRASIL QUEREMOS...
  TEMOS O NOSSO CORAÇÃO E NELE VIVE A PRIMAVERA DOS NOSSOS SONHOS...

Nenhum comentário: