quinta-feira, 28 de outubro de 2010

O DEVIR MULHER NO MUNDO ENCANTADO DOS ORIXÁS ( i )

                                                                                                        JORGE BICHUETTI

Percorreremos o mundo encantado dos orixás e buscaremos elementos clarificadores do devir mulher...
OXUM - Cheia de vontades e vaidades, bela e voluntariosa, cuja maior característica era o seu indomável poder de sedução: sensual, faceira e meiga, conseguiu domar o violento Ogum com sua dança , dança do amor; ela e o seu inseparável espelho...na inveja, vingava com crueldade... " E ia cantando, dançando, provocando". Seduziu inclusive Iansã...Com magia, libertou jovens prisioneiras. presa numa torre, magicamente, se liberta, tornando-se uma pomba...Amante ardorosa. posui o segredo intuitivo do oráculo. guarda o poder da fecundidade.



IEMANJÁ - Violentada numa relação incestuosa  gerou os orixás.Através de uma poção mágica conseguiu ir para o mar. Dela nasceram as estrelas: " Assim, graças a iemanjá, o Sol pode dormir. À noite, as estrelas velam por seu sono, até que a madrugada traga outro dia.".Dona de rara beleza, caprichosa e apetites extravagantes.Mata seus amantes - pescadores jovens e bonitos - no mar...Diante da injustiça, é furiosa.Seduz, também, com atos histéricos, profundamente dramáticos.recusou a servidão doméstica e se fez a senhora das cabeças.





OXUMARÊ - "é visto no céu com sua faca de bronze, sempre se fazendo no arco-íris para estancar a chuva "." Todos se queriam aproximar-se de oxumarê, mulheres e homens, todos o queriam seduzi-lo"era bonito e invejado e suas roupas tinhma todas as cores do arco-íris.Para não ser violentado por Xangô, foi transformado numa cobra...Seis meses é um monstro, os outros seisuma linda mulher...Não tendo assim relação estável. O arco-íris... sempre vivo no céu. Tem a beleza do homem, e tem a beleza da mulher..

Nota-se na mitologia dos orixás: sensualidade, sedução, magia, sensibilidade, intuição, enfretamento do poder fálico, não existe o império da monogamia... Cultua-se o belo...  e a sexualidade não é previamente castrada ou reprimida...

Nenhum comentário: