segunda-feira, 15 de agosto de 2011

AFORISMOS DO RECOMEÇO...

                                      Jorge Bichuetti

Partida e chegada. Vida no caminho... Noite e dia. Vida entre o sonho e o despertar... Recomeçar exige que mudemos nossos conceitos e valores: muitos morrem, entre partidas e chegadas, dias e noites, porém, nunca ousam despertar... Despertar é ver a vida e o mundo, os caminhos e os sonhos com o olhar de quem no luar me o sonhar, aprendeu a ser encanto, encantamento e um encantar... Despertar é ter a coragem de na vida mortificado, ver o brilho ali negado, e por esse brilho que é canto e en-canto de amor, lutar... Despertar é ver a vida, silenciando o olhar e a consciência que ontem reinavam, e se permitir enternecimento ao olhar a beleza do universo com a ousadia de dar, por inteiro, no aconchego do amor despertado.
                                            ***
Risos e lágrimas. Palavra e silêncio. Recomeçar é, para além dos nossos risos e lágrimas, palavras e silêncios, buscar as vozes, o canto, os encantos e as dores da vida... E assumi-la como o paradigma da nossa dignidade.
                                            ***
Recomeçar é existir pela vida... ela nos dá sentidos, sonhos e caminhadas.
                                            ***
Com Sartre aprendi a ser engajado; com a vida nas agruras dos recomeços, aprendi a ser vida indignada, porém, vida caminhante nas veredas da esperança que não permite conjugar o porvir na temporalidade das ilusões futuras. O porvir alvorece presença na vida que recomeça com a coragem querer e lutar pelo futuro já.
                                            ***
Recomeçar exige suprimir do nosso psiquismo a auto-piedade e a auto-punição que nos escravizam aos buracos do nosso ontem... Mumifica-nos...
                                            ***
Recomeçar é presentificar o futuro...
                                            ***
Recomeçar é tecer as próprias asas... para voar e borboletear...
                                            ***
O destino é tecido nas tecelagens das nossas opções.
                                            ***
Diante do mar bravio onde a humanidade naufraga; sejamos cais... E perante, os que vegetam adormecidos no temos das ondas bravias do mar, sejamos a coragem do navegar...
                                            ***
Recomeçar é amar... a vida que sonha com o alvorecer do amor e da paz.








xingu vivo sempre!!! belo monte não!!!


Nenhum comentário: