sábado, 13 de agosto de 2011

POESIA: NO HORIZONTE AZUL

                                    TURMA DO FUNIL
                                                   Jorge Bichuetti

Nas ruas de Conceição,
eu vi... eu vi a alegria
na Turma do Funil...

Juventude libertária,
sonhava e cantava
com as flores do porvir...

No Carnaval, a folia
sambava com altivez
nos voos da compaixão...

Era festa, era Graça:
no céu, um menino sorria
pensando que ali estava
o samba da Estrela-Guia,
com os magos da alegria,
que num passado distante,
o receberam, cantando,
na singela manjedoura;
agora, ali, revivida,
pela solidariedade 
dos jovens na avenida,
u'a bela passarada,
que alegre anunciava
os sonhos de um novo dia...


                                          RIO GRANDE
                                              Jorge Bichuetti


No Rio Grande, os pássaros voam
e cantam, sussurrando um proseado
onde u'a singela alegria é o sereno e
a paz da vida remoçada no calor da
amizade que tece no horizonte azul
os fraternais laços da solidariedade...

Nunca sei, se, de fato,, o rio é muito
grande... ou se ali, eu é que sou um
coração pequeno, coração de menino...

Magia do Rio... Nas voltas do amor 
que venta e fecunda o chão florido,
do povo que é singelo e é imensidão...



                                UNIVERSIDADE POPULAR
                                                           Jorge Bichuetti


caminhos de lutas e sonhos
na poeira da labuta, 
flores
que nascem entre pedras;
voos 
sobre os abismos 
e um estradear na partilha,
clarão e clareiras 
no chão
onde as lágrimas adubam
o alvorecer, 
magia e reza,
feitiço 
na encruzilhada 
da história da humanidade,
sementeira, 
parindo o porvir...

alegria e arte,
a educação voa,
valsa,
palavra e silêncio,
germinação,
em movimento,
nos caminhos da libertação...


                                                   AMOR, EU...
                                                    Jorge Bichuetti


Amor, eu... quero esquecer
no olhar as cinzas do adeus;
vou tecer u'a suave aquarela
onde as cores floreiem o meu
desejo... eu... quero beijar-te
e dizer: nosso amor é imenso,
lume e pólém, alteia com Deus


Nenhum comentário: