sexta-feira, 25 de maio de 2012

POESIA: CORPO E VIDA NO COMPASSO DA ALEGRIA

                            ESTAS LÁGRIMAS
                                          Jorge Bichuetti

Estas lágrimas que correm 
nas rugas enviezadas do meu rosto, 
...vão, serpenteiam e bailam, saltam cachoeiras
e, depois, num segundo... desalojam da tristeza
para serem ondas... remanso... um canto de mar.


A tristeza evapora... enamora-se da esperança;
e, louca na maresia, já não sabe a distância entre
o punhal que a minou e o azul horizonte, que a chama;
chama de vida remoçada num trapezista amor...


                             RISO DE MENINO
                                       Jorge Bichuetti


meu riso é riso de menino:
alegria que nasce no caminho
onde pedras miudinhas são cometas estelares...


meu riso é... vida livre, voo de trapezista
na travessura brejeira de ir-se
por onde pássaros e bichos melodiam
a esperança... que é sonho de verdade
no meu coração de criança...


meu riso é só um riso;
um raio cortando as cinzas
que nublam e entristecem
a água da tempestade... onde meu barco
navega sem medo... co'suas velas de papel...


                           A FLOR E O ESPINHO
                                        Jorge Bichuetti

O espinho feriu a flor.
ela não chorou; sorriu;
sabia trapacear... ela, então,
na teimosia de ser um além da alegria,
tão-somente, perfumou...


e o espinho envergonhado,
ali mesmo, secou...


a flor, vendo triste, de compaixão:
deu-lhe um beijo, orvalhando-o 
co'suas lágrimas
ela não sorriu, só chorou...



Um comentário:

Tânia Marques disse...

Jorge, quase chegando estou!!! O voo partirá às 14h de sábado e às 19h estaremos em Confins - BH. Somente no domingo iremos para o nosso destino, OK. Beijos