quinta-feira, 4 de março de 2010

MESTRES DO CAMINHO: DESAFIO DO AMOR

SOBRE O AMOR



" Amor reparte alegria e prazer. O amor da alegria pode incluir o sofrimento. Nietzsche justifica: " Dizer sim à alegria é também dizer sim à dor". Amor que vive somente alegria é frágil. Amor consistente possu têmpera de luta. Supera obstáculos e remove tropeços. O amor é livre. Forçá-lo é estrangulá-lo. Amor é dádiva, é oferta, é ternura, é leveza, é lealdade."
              JUVENAL ARDUINI,  in " Tecido Social"

2 comentários:

Camila Bahia Leite disse...

Maravilhoso esse trecho... bem real e sensível,é um aprendizado, pois todos querem tê-lo, como quem quer ter algo que se encontra na prateleira do supermercado...Esquecem que amor é construção -"Amor consistente possui têmpera de luta."- e construção conjunta,livre,espontânea; como na foto que se segue, que acredito ser da Serra da Canastra. Ideal para se falar de amor, o São Francisco segue seu curso, cantando suas canções de amor, levando possibilidades de vida por onde passa, em sua linda e fértil liberdade de ser, que enchem os olhos e a alma.É uma dádiva observar o que há em suas margens, pequenos carinhos da natureza, que fazem pensar como a vida é simples, leve e terna, e como a todo momento estamos a tiranizá-la, egoisticamente.
Amor é liberdade...

Jorge Bichuetti - Utopia Ativa disse...

Cámila, as palavras do Mons. refletem os anseios do amor na sua plenitude de amor-libertário; penso...
É acalanto... para os que ousam romper com a solidão e indivudualismo, com as dependências e os scripts pré-moldados: amor é construção.
Com a beleza da Serra da Canastra e o Velho Chico com sua magia.
talvez, possamos escutar nas entrelinhas do seu escrito que o segredo é cumplicidade.
Deesafio e chamamento.
abraços jorge