sábado, 9 de abril de 2011

AFORISMAS DO CAMINHO: VIDA, AMOR E SOLIDARIEDADE...

                                                              Jorge Bichuetti

A violência emerge no vácuo do amor subtraído, retraído ou inibido; a paz floresce onde o chão encontra-se adubado pelos fluxos amorosos.
                                              ***
Amor é movimento.
                                              ***
A vida é singular e genérica: somos afetadose afetamos... Porém, há uma vida que paira nos entres  e é a expressão das afirmações  e negações , doações e subtrações que  se dá na relação do mundo, do socius, com a própria vida.
                                              ***
A vida é errância...
Onde vemos erros, equívocos e quedas, houve a evitação de um devir, e, nele, uma ideia criativa e inovadora, uma bifurcação que diversificaria, vitalizaria e daria potência, e um voo que nos permitiria bailar na imensidão.
                                              ***
Não seria o tsunami uma barricada dos deuses?...
                                              ***
O socialismo libertário ronda o coração da multidão; que não o percebe porque o império apagou o seu nome das páginas da vida... Porém, ele ali está... Ele não uma palavra; é um caminho, um encontro, uma utopia...
                                              ***
Culpa e ressentimento são mecanismo de evitação do novo; não renovam, punem, auto e heteropurgação... é ódio e , assim, pura destrutividade; suicídio existencial e vingança anímica.
                                              ***
O amor é surto efervescente, um salto afirmativo e um acontecimento vitalizante e revolucionário; é crise do homem e do mundo... que pelas armadilhas do desejo e da atração, são convocados a superar o narciscismo e a caminhar nos territórios da comunhão.
                                              ***
Estar em comunhão com o outro é amar, partilhar, cooperar, caminhar movidoe matizado pela solidariedade.
                                              ***
Morre-se longe da vida os que abdicam da esperança e da utopia. Que são a eternidade desalienada; o coração e o sangue da própria vida...


DIA 22 DE ABRIL: DIA DA TERRA... COM SONHOS, ARTE E LUTA... EXPRESSEMOS NOSSA AMOR E A NOSSA INDIGNAÇÃO PELOS CRIMES CONTRA VIDA, PELA PERMANTE DANIFICAÇÃOE DESTRUIÇÃO DOS FRUTOSE DAS POTÊNCIA DA NOSSA MÃE GAIA, DA NOSSA TERRA...
ATIVIDADES EM UBERABA PROMOVIDAS PELO TEU... PARTICIPEMOS...
"TERRA-MÃE... TERRA-VIDA... NOSSO CHÃO E O NOSSO CÉU"...

2 comentários:

Anônimo disse...

Na qualidade de filósofo ou cientista, um Nietzsche ou um Freud se ocupavam em observar estudar a natureza humana. Isto trouxe verdadeira contribuição política para a humanidade, pois deu instrumentos para as pessoas perceberem a si próprias, abrindo perspectivas de uma vida melhor para consigo e para os semelhantes.
Já um agente político, só enxerga o mundo dividido em bons e maus. Por isso , ao contrário de Nietzsche ou Freud, se envolve com partidos políticos e cumpre a função de hospedeiro e transmissor de ideologias daqueles que buscam o poder com a promessa de um paraíso para os “bons” e a eliminação dos “maus.”
Ps. Amigo, espero que não leve a mal estas minhas modestas opiniões fundamentadas em algumas constatações que ando fazendo pela vida afora. Sou estradeiro também e estou sempre caminhando. Pelo menos espero estar.
Abraços.

Jorge Bichuetti - Utopia Ativa disse...

Querido amigo, não entendi porque o partido... não sou , hoje, um militante partidário... Então, seria eu o interlocutor que poderia lhe aclarar que há política e politicas. A política partidária e um dos possíveis níveis de atuação dentro da perspectiva da ética do bem comum... eu hoje privilegio a política das redese a da construção de dispositivos instituintes... Mas muito abdiquei de dizer e sentir-me dono da verdade, sei como as funcionam em mim... e as partilho... Há a política da solidariedade... há política da ternura... há a política da paz... Você um erro filosófico de nuclear e universilar a política como a política.
Abraços, continuemos dialogando...
Jorge