quarta-feira, 6 de abril de 2011

MESTRES DO CAMINHO: BAUMAN, A SINGULARIDADE E A DILUIÇÃO DO MUNDO

                                          REFLEXÕES:

- "Amar o próximo como amamos a nós mesmos significaria então respeitar a singularidade de cada um - o valor de nossas diferenças, que enriquecem o mundo que habitamos em conjunto e assim o tornam um lugar mais fascinante e agradável, aumentando a cornucópia de suas promessas." 

- "Os tipos de preocupação que se condensam em impulsos segregacionistas/exclusivistas levam inexirovalmente a guerras pelo espaço urbano."

- "Estamos destinados a viver sempre na vizinhança e na companhia de outros." 

- "O valor, o mais precioso dos valores humanos, o atributo sine qua non de humanidade, é uma vida de dignidade, não a sobrevivência a qualquer custo." 

- "... protegendo a dignidade com que cada ser humano nasce dos gatunos e falsários que tramam roubá-la ou desvirtuá-la e mutilá-la. E você começaria pelo trabalho perpétuo de protegê-la enquanto é tempo, durante a infância dessa dignidade. Tentaria trancar o estábulo antes que o cavalo fugisse ou fosse roubado.
Uma das formas de fazê-lo, aparentemente a mais razoável, é abrigar as crianças dos eflúvios venenosos de um mundo infectado e corrompido pela humilhação e a indignidade humanas
." 

- "A sociedade de consumo consegue tornar permanente a insatisfação." 

- "O capitalismo é um sistema parasitário. Como todos os parasitas, pode prosperar durante certo período, desde que encontre um organismo ainda não explorado que lhe forneça alimento." 

- "Não me considero um pessimista. Mas também não sou um otimista. Quem são os otimistas? As pessoas que acham que este nosso mundo é o melhor possível. E os pessimistas? Pessoas que suspeitam que os otimistas possam estar certos..."


-  "Nós somos responsáveis pelo outro, estando atento a isto ou não, desejando ou não, torcendo positivamente ou indo contra, pela simples razão de que, em nosso mundo globalizado, tudo o que fazemos (ou deixamos de fazer) tem impacto na vida de todo mundo e tudo o que as pessoas fazem (ou se privam de fazer) acaba afetando nossas vidas."

- "Bulimia e anorexia são as reações patológicas mais comuns para as contradições e os desafios típicos de nosso modo de vida, em particular, dos aspectos egocêntricos e consumistas."

- "Quando se trata da arte da vida, somos todos bricoleurs (um termo usado por Claude Lévi-Strauss), pessoas que, seguem modelos de suas cabeças, montam/colam/ligam “estruturas” com os materiais que estão a seu alcance."

- “A conquista da natureza produziu mais desperdício do que felicidade humana.”

- “Quando você pergunta a si mesmo se é feliz, você deixa de sê-lo… Os antigos provavelmente suspeitavam disso, razão pela qual sugeriam que, sem trabalho duro, a vida não ofereceria nada que a tornasse valiosa. Dois milênios depois, a sugestão não parece ter perdido a atualidade.”

dia 9 de abril, sábado, às 13 hs: atividades abertas da Universidade Popular Juvenal Arduini
participe... divulgue... partilhe este sonho; vivencie esta utopia... juntos vamos aprender a viver a vida e interviver na vida com amor, justiça e paz... dignidade e direitos humanos...



4 comentários:

Tânia Marques disse...

Perfeito, amigo! E viva Bauman, e viva você que lê Bauman!

Jorge Bichuetti - Utopia Ativa disse...

Não, viva você,Tânia, que me fez ver Bauman com carinho e uma escuta fluida... para que a vida seja impermanência, fluidez; porém que seja diluição na masmorra do capitalismo... Abraços com carinho, Jorge

Tânia Marques disse...

Vou levar este post para divulgar em meu blog, fazendo referência ao teu. Beijossssssssssssssss

Jorge Bichuetti - Utopia Ativa disse...

Tânia, um a alegria partilharmos vida e trabalho; ele lá estará cheio de vida com forças de ternura e paz; abraços com carinho; Jorge