segunda-feira, 30 de maio de 2011

O PROJETO ARARA AZUL - AS AVES QUE VOAM AZULANDO O HORIZONTE NAS VERDEJANTES MATAS...


                   O PROJETO ARARA AZUL

O Projeto Arara Azul é um projeto que estuda a biologia e relações ecológicas da arara-azul-grande, realiza o manejo e promove a conservação da arara azul em seu ambiente natural. O Projeto estuda a biologia reprodutiva das araras vermelhas, tucanos, gaviões, corujas, pato-do-mato e outras espécies que co-habitam com a arara azul no Pantanal.
O Projeto compreende o acompanhamento das araras na natureza, o monitoramento de ninhos naturais e artificiais numa área de mais de 400 mil hectares além do trabalho, em conjunto com proprietários locais, de conservação da espécie.

O Projeto utiliza a arara azul como uma espécie bandeira para promover a conservação de outras espécies, da biodiversidade e do Pantanal como um TODO.
O Projeto é realizado no Pantanal, principalmente do Estado do Mato Grosso do Sul e esporadicamente no Estado de Mato Grosso.


                            OBJETIVOS:
Os objetivos principais do Projeto Arara Azul são:

- Manter populações viáveis de araras azuis (Anodorhynchus hyacinthinus), a médio e longo prazo em vida livre no seu ambiente natural;
- Promover a conservação da biodiversidade e do Pantanal como um todo.

Os objetivos específicos podem variar a cada ano, mas incluem estudos de biologia básica, reprodução, comportamento, requerimentos de habitat, manejo e educação ambiental para a conservação da espécie na natureza,

entre outros. 

               Espécies ameaçadas

Devido à limitação dos recursos naturais renováveis, ao aumento da população humana, a necessidade de produzir cada vez mais alimento, a perda, a descaracterização ou fragmentação de habitat, a poluição e as mudanças climáticas globais, muitos animais no mundo inteiro estão a caminho da extinção.
Segundo União Mundial para a Conservação da Natureza (IUCN), a extinção é uma ameaça para 12.259 espécies de animais e plantas, de todo o planeta, e já se transformou em realidade em 762 casos. Outras 58 espécies, já não são mais encontradas em ambiente silvestres, sendo reproduzidas ou conservadas apenas em cativeiro. O Brasil é o quarto país no ranking de animais que estão em perigo de extinção, pois tem 282 animais em risco de extinção, contra 859 dos Estados Unidos, 527 da Austrália e 411 da Indonésia.
Araras e papagaios são exemplares dos mais impressionantes da avifauna tropical. Exatamente por serem belos, com plumagens coloridas, se adaptarem facilmente ao cativeiro, possuírem capacidade de imitar a fala e interagir bem com a população humana, os Psitacídeos são um grupo dos mais ameaçados do mundo. O interesse humano pelas araras é tão antigo que há muitos séculos elas já eram capturadas para servirem como animais de estimação e utilização de suas penas como ornamento. Por isso, o Projeto Arara Azul tem utilizado a arara-azul como espécie 
bandeira para a conservação.
 

                    O que fazemos

Desde 1998 com a implantação da 1ª base de campo no R.E. Caiman, temos uma equipe de tempo integral, geralmente 1-2 pessoas no 1º semestre e 3-4 pessoas no 2º semestre do ano para desenvolverem as atividades na Caiman e em outras fazendas na região de Miranda. Com apoio da Pousada Araraúna, da UNIDERP, a qual consideramos nossa 2ª base de campo, trabalhamos na região de Rio Negro e Aquidauana.
Com o apoio da Pousada Xaraés estamos monitorando ninhos, pelo menos duas vezes por ano, na região da Nhecolândia e Abobral.
No período de seca, de junho a novembro, praticamente todos os ninhos têm acesso com o veículo toyota hilux, com o qual nos locomovemos. Na época das cheias, alguns ninhos ficam isolados pela água, então, utilizamos trator, barco, cavalo ou se necessário andamos á pé levando todo o equipamento em mochilas, por até alguns quilômetros dependendo da localização do ninho.
Dependendo da época do ano, período reprodutivo (2º semestre) e período não reprodutivo (1º semestre), das condições climáticas e necessidades individualizadas, as atividades podem variar.
Além disso, ao longo do ano, trabalhamos com o envolvimento da comunidade através de trabalhos de educação ambiental com crianças, peões e fazendeiros ou nas escolas, proferimos palestras, realizamos oficinas de corte-costura, artesanato e outros com mulheres carentes e participamos de feiras e exposições. 


FONTE: www.projetoararaazul.org.br 



Nenhum comentário: