quarta-feira, 25 de abril de 2012

DIÁRIO DE BORDO: A ALEGRIA MÁGICA DO VENTO...

                     Jorge Bichuetti

Caminho, voo... Meus sonhos não se calam... minha esperança não se intimida... minha vida nunca se dá longe da aurora... Amanhecendo, renasço... 
No quintal, o céu azul... o voo e o canto dos passarinhos... Meu corpo mergulhado no orvalho... meu coração, passagem nas andanças do vento... Assim, me teço, me refaço... Esqueço o ontem; e me arrepio com a textura de ternura e compaixão que me anuncia o que pode a vida desacorrentada, vida no vento caçando audaciosa os acordes do amanhã...
Viver é deglutir o tempo, bailar livre nos caminhos de coragem e valentia do destemido vento...
( Tomo meu café... aspiro o cheiro da terra molhada... Escuto Luinha, que nada fala; contudo, tudo me diz com seus olhinhos de carinho e amar.)
Talvez, para uma pequena criança - um singelo e sensível animalzinho de Deus, não seja fácil perceber que as tristezas e dores não necessariamente uma negação soberana da capacidade de criar, sustentar, propagar a alegria...
O vento leva as folhas secas... trazem adubo e sementes, são agenciadores da fecundação revitalizadora da vida...
Aprendi a escutá-lo... Com o vento, me descubro nas potências do infinito e das pedras miúdinhas do caminho...
A alegria é conexão desejante com a vida que sonha e se renova, reinventando-se na alquimia revolucionária das insurgentes utopias.
Filha dos sonhos... é espera ativa... espera em movimento... espera em luta... espera andarilha...
O vento canta sua canção e bailando na poesia da sua esperança ativa me descubro guerreiro: vida que suporta dissabores, vida que fabrica caminhos de alegria e paz...
Como alegrar-se sob o impacto das dolorosas lágrimas da vida na queda, na guerra, na enfermidade, da miséria, na exclusão, na morte civil?
A luta pela alegria e pela vida de inclusão e amor é caminho: resistência rebelde que potencializa nossas existências...
A alegria convive com o sofrimento, quando não somos protagonista ou servos das dores, nossas e do mundo...
As lágrimas não deixam de cair... Chovem tempestuosas...
Mas, se somos cúmplices da liberdade e do amor, da paz e da ternura, da suavidade e dos sonhos, carregamos lágrimas... porém, não nos identificamos nem somos por elas capturados... Não somos a lágrima no fel da opressão... somos a lágrima na oração da vida que é luta por alegria...
Viver alegre é domar nossos calvários, cultivando hortos floridos na poesia da solidariedade e na magia caminhante da humanidade rebelada.
Podemos cantar... Cantos de resistência e de profecia: indignação ativa e porvires antecipados...
Retomemos Sartre: não somos o fazem de nós, somos o fazemos do que nos toca, afeta e incomoda...
Resgatemos Dom Hélder: uma gota d'água pode refletir o céu estrelado...
Alegremo-nos no caminho de vida do Subcomandante Insurgente Marcos: " Não é necessário conquistar o mundo. Basta fazê-lo novo. Hoje. Nós."



Nenhum comentário: