quinta-feira, 19 de abril de 2012

POESIA: LASCAS DA IMENSIDÃO...

                             VOO ENTRE NUVENS
                                       Jorge Bichuetti

Atado no chão, voo
entre nuvens e lá, no cinzento cru,
pouco a pouco, versos do infinito
ecoam... tecem novas cores, um arco
na íris transparente que reflete u'a multidão de estrelas,
como se a vida fosse tão-só uma ladeira,
onde as flores bailam ao som dos tamborins
que marcam os tremores altivos
de um nobre samba-canção...

A tristeza é um jogo
entre a lágrima que cai
e o o canto que se eleva, uma chama acesa
que requebra vadia nos becos da cidade;
mas, que é prece ajoelhada no sublime céu
dos deuses que andam descalços no meio do infinito,
ora, no horizonte azulado,
ora, travessos meninos,
nalgum coração, aninhados...

Assim, é a vida... é o caminho:
u' flor espiando o orvalho e um chão
que árido festeja a chuva do amanhã;
tudo é alegria... u'a mágica poesia
no romatismo perene da sensualidade lunar
que espera com estrela d'alva
os galanteios solares...

É assim... a vida é magia:
a dor loguinho passa... ganha status de estória;
entre a multidão de risos que florescem na aurora...


                                 MEU CORAÇÃO
                                  Jorge Bichuetti

Meu corpo anda e para; mas, meu coração, não...
Menino, ele salta as janelas do corpo e vadio, voa...

Meu coração é tão do mundo que por vezes já sinto
que há muito ele nem mesmo é, de verdade, meu...

Ele escuta um piano e canta, solfejando líricas celestes;
ouve os tambores na avenida e já se põe todo alegre,
sambando com as fantasias que nos meus sonhos, eu
fui no caminho costurando com as linhas de prata que
descem das alturas... na lua que não cansa de se dar...


                                 LUINHA
                                       Jorge Bichuetti

Dormes, pequena...
Amanhã, iremos...
correr e ver o canto
dos passarinhos...

Talvez, hoje, mudos,
eles chegaram de mansinho;
entraram nos nossos sonhos
e, assim, secaram todo pranto,
para que numa aurora clara
os víssemos sem distinguir
o azul de seus voos com o outro azul
que no alto é os olhos dos deuses,
alumiados pelas velas acesas 
no altar, minha pequena, do seu incomensurável carinho...


AOS COMPANHEIROS E COMPANHEIRAS DO BLOG UTOPIA ATIVA, TODO MEU CARINHO E TERNURA, COM BEIJOS NO CORAÇÃO, E DESEJOS DE SONHOS AZUIS NA TERNURA DO CANTO DOS PASSARINHOS... E NA SUAVIDADE DAS FLORES SILVESTRES... MEU ABRAÇO.

2 comentários:

CLARA disse...

Como é bom pra mim passar por aqui, para ler os seus escritos e ter a certeza de que vale a pena sempre...
saudades
clara

Jorge Bichuetti - Utopia Ativa disse...

clara, saudades; apareça para um café... prometo café novo; canções do vento e histórias de passarinhos. Abraços ternos, jorge