quinta-feira, 7 de abril de 2011

BONS ENCONTROS: A VOZ DOS PORTADORES DE SOFRIMENTO DO CAPS ....

O CAPS-Maria Boneca completa este ano 20 anos de trabalho cuidando de portadores de sofrimento mental grave numa perspectiva antimanicomial, libertária e inclusiva, ternamente humanizadora das relações de cuidadoe da própria vida... Um serviço que nasceu compreendendo que a loucura é diferença, singularidade e desrazão... Uma dor que clama... uma dor que excluídae estigmatizada vivenciava as agruras da solidão...
E hoje, iremos dialogar com usuários deste serviço... Ouvindo-os, reafirmamos a beleza da vida que floresce nos voos da liberdade...

SOBRE AS DORES DO DIA-A-DIA...
- " Sabe, doutor, as pessoas não suportam meus tiques; fico toda envergonhada... Não falam... me afastam com a cara feia... é... nunca direto, mas eu noto!... Me doeu muito ter pensado em suicídio, me dava muita agonia..." ( Aline)
- Ah!... me olham como se fosse uma dependente, assim... uma criança... é muita cois, doutor, palavras, agressóes..." ( Rosângela)
- "Oh, doutor, o pior mesmo é minha dificuldade. Minha dificuldade é muito coplicada; meu destino é difícil. Sofro mesmo por não conseguir... não conseguir fazer tudo que eu queria..." (Tânia)
- " ...é, doutor, quando se quer fazer e não consegue, dói muito... Ninguém, nem eu compreendo... Flam: tá dóida, só porque a gente é diferente do que tava no outro dia." (Ângela)
- "uma tristez funda... Sabe, não ter vontade! é isso..." ( Marcelo)

SOBRE A EXCLUSÃO:
- " AH! o Sr. sabe, vê como eles lá fora olham pra gente... Dói..." (Aline)
- "Olhar agride, doutor... sinto sendo olhada como se fosese uma criancinha... "(Rosângela)
- " Me discriminam... uma vez, fui fazer umcurso, que era aberto, e perguntaram o motivo da minha aposentadoria, contei, pra que?... me recusaram..." ( Â ngela)
- "Nunca senti discriminação. Também, lá em casa e na vizinha tdo mundo é gente boa." ( Tânia)
- "Sinto muito discriminado. O serviço me adoeceu. eu tenho até vergonha de ir nos lugares..." ( Marcelo)

SOBRE A FAMÍLIA:
-" Não me sinto entendida. Não aceitam as minhas necessidades; é muita imposição" (Rosângela)
- "-... " recebi muito carinho, e isso me ajudou muito; só tenho medo de num amanhã não ter mais esta ajuda. A vida é feliz; a guerra é minha" ( Tânia)
- ..." família? tem dia bom , sim; tem dia que é foda..." ( Aline)
- 'Não me estimulam; cobram demais... Me tratam como se eu fosse invisível." ( Ângela)
- " eles sofrem e se preo cupam...cuidam de mim com carinho." ( Marcelo)

SOBRE O CAPS:
- "... é um lugar de amizade.  Num hospital, tem violência... e eu quando penso no amor , penso em ajudar a humanidade." ( Aline)
- ..." olha no Cpas tem atividades mais inteiras;  gente é visto como adulto" ( Rosângela)
- " o Caps? é o segundo; só deus vem em primeiro. Sinto firmeza. Aqui, eu tenho amigos..." (Tânia)
- " ... minha primeira casa. Achei apoio nas crises, é o nosso lugar, tem liberdade de ser sem vir a ser discriminado. Há respeito...muito amor e carinho." ( Ângela)
- ..." Ah... aqui, a gente se sente acoolhido; ninguém discrimina...Há cooperação; há igualdade..." ( Marcelo

SOBRE O MUNDO:
- " no trabalho, eu fui discrminado.... Existe muita injustiça com o ser humano. sinto a injustiça que tive no meu trabalho...e acho que no mundo devia haver oportunidades para todos." ( Marcelo)
- " no mundo há diferença entre as pessoas e povos... todos deveriam viver a vida que quer viver; e não a tradição..." ( Ângela)
- ...." o desreito entre pais e filhos é feio, dos dois, tanto dum quanto do outro... se pudesse escreveria no mundo a palavra paz." ( Tânia)
- " No mundo, falta respeeito, consideração e paz..." (Rosângela)
-... De tudo, me assusta a corrupção; me dá insegurança mais do que a guerra." ( Aline)

SONHOS:
- "quero uma vida melhor e penso em ajudar a humanidade." ( Aline)
- "Quero meu filho feliz; faria pelo mundo omesmo que quero fazer pelo meu filho." (Rosângela)
- "... voltar a viver meu grande amor.. que na crise eu mesma dela fugi." (Ângela)
- "... ah! paz, respeito, família com amor; eu tenho, acho que todos deveriam ter." ( Tânia)
-"... hum... não tenho mais sonhos." (Marcelo)

UM CONSELHO PARA QUE IRÁ OUVI-LOS:
- " creia na vida , a vida ér bela; nós é que colocamos obstáculos nela." ( Aline)
- "Tente manter o controle... da vondade; e fazer somente o que a própria pessoa dá conta." ( Rosângela)
- - " Procure fazer o bem, leve a vida mais organizada, fé em deus e segue... em frente de cabeça erguida." ( Tânia)
- " independente de qualquer coisa, viver a vida: este é meu conselho" ( Ângela)
- "... ter determinação, traçar um objetico , ter um objetivo de vida, querer ser alguém..." ( Marcelo)

CONCLUSÃO:
Vida concluída é vida morata, mortificada... temos provocações... intrigantes questões...
Como incluímos a diferença na nossa vida e no mundo?
Que valor damos para a normalidade? desqualificamos a dor da desrazão?...
somos felizes?... por que discrinamos , se vivenciamos a mesma lágrima e sonhamos com a mesma vida de alegria e paz?
Não.. irei classificar... irei pensar... sentir... me afetar... e pensar no mundo que nasce destas palavras... que nos fazem sonhar e que se as escutamos de verdade: nos fazem lutar...


POR UMA SOCIEDADE SEM MANICÔMIOS...
PELO DIERITI À DIFERENÇA...
PELA VIDA, PELA LIBERDADE...  SEJAMOS O AMOR..

Nenhum comentário: