domingo, 10 de abril de 2011

POESIA: MEU CORPO É TERRA...

                                         TERRA
                                                   Jorge Bichuetti

meu corpo é terra,
terra molhada no orvalho
de uma e outra, loucas paixões...

meu corpo é terra,
terra seca e árida, desmatada
nas cruas e duras desilusões...

teu silêncio é lama,
teu desprezo, poluição...
meu corpo é terra...

e só na Terra, verde
de matas e riachos cristalinos,
bichos e flores, canto de vida,
meu corpo sonha
e sonhando revive,
terra de compaixão...


               GRITOS DA VIDA 
                                          Jorge Bichuetti

Meu corpo arde,
queima e chora;
não suporta os gritos
que atravessam minha pele
e chegam, sibilantes,
no meu coração...

Eu escuto, enlouquecido,
diuturnamente,
os gritos desesperadas
da vida...
A vida  clama,
a vida reclama...
a vida já não canta...
a vida ora,
não tem hora de descanso,
ela vê a morte
chegando
com sua fria
e inclemente
escuridão...

No começo, era o verbo
e era verde a luz, o céu azul
e havia serestas no infinito
com a vida bailando
nos braços da Terra
que lhe amava e era por ela amada,
num orgasmo celestial
numa permente procriação...

A vida chora...
A Terra agoniza
nos braços da vida
numa noite sem estrelas;
A Terra sangra
e febril, delira
nos braços da vida;
e a Terra escuta
os gritos da vida,
e, pouco a pouco,
morre... Desoladas,
impotentes, pedem
a Deus o verbo,
a verde luz,
o céu azul...

O verbo anda
nas mãos do homem;
mãos de amar,
trabalhar,
cantar, brilhar
e sonhar...

.. Elas choram, e agonizantes,
não conseguem entender
a lei do valor,
o desamor,
que inventou
as conjugações
da destruição...

Suspiram um último apelo...
Vomitam um louco desespero...
tremem movendo mares e montanhas,
choram, inundando de lágrimas
 o chão onde as sementes da procriação
frutificaram, mas foram ossificadas
nas tormentas da acumulação...

Gritam e os gritos da vida já não
podem... tecer o destino;
o verbo anda com os homens,
com a vida e a Terra,
só restou suspiros substantivos
e encanto misericordiosa
da palavra com que sustentam
como derradeira esperança:
- Perdoai-os , eles são loucos meninos
e não sabem a dor que eles mesmos lhes fazem...


                                                       haikai do sonhar
                                                                          Jorge Bichuetti

a vida adormece
esperando os sonhos de fé
das flores de maio...















                              
                  
                  ORAÇÃO DA TERRA
                                               Jorge Bichuetti

Deus Menino,
não me deixe, longe,
das árvores que florescem, frutificam
e dão beleza à vida...
Não me permita, mãe de ventre multilado
nem me obrigue a sobreviver
sem as preces madrugadeiras
do singelo canto dos passarinhos...
Eu quero é verdejar,
com minha flora e fauna
sustenhar
na vida
a valentia do sonhar...
Me escute, Deus Menino,
eu sou, Maria, Gaia, 
Pachama, eu sou mulher,
não sei viver prisioneira,
entre cercas estuprada,
nem suporto a dor 
de tantos filhos desaparecidos,
não posso viver sem meu dom,
e o meu dom é de viver
para criar e me dar, verdejante,
orvalhada, enfeitada de flores,
pronta para amar... só amar...


DIA 22 DE ABRIL: DIA DA TERRA...  ARTE, LUTA E UTOPIA... IYI PORÁ.. NO TEU ( TEATRO EXPERIMENTAL DE UBERABA): ATIVIDADES, OFICINAS, DISCUSSÓES E MUITO TEATRO E CANÇÕES... PELA TERRA, PELA VIDA, POR MAIS UM DIA...

Nenhum comentário: