quinta-feira, 12 de maio de 2011

POESIA: CRISE, LOUCURA E VIDA REMOÇADA - DEVIRES...

                                 SONETILHO DA LOUCURA
                                                             Jorge Bichuetti

A loucura vaga inquieta,
procurando companhia;
vê-se presa solitária
da cinza e vil agonia

que é a racionalidade,
tão distante da poesia,
onde floresce a vida
de liberdade e magia...

Luta Antimanicomial -
nos  caminhos do devir,
dá à diferença a nau

para no mar emergir:
ondas do amor sideral
e voos do livre existir...


                            HAIKAI DO DESEJO
                                                                Jorge Bichuetti

um desejo vem
e passa, senão ativa,
no prazer, o amar...


                                            PARADOXOS DO AMOR
                                                                          Jorge Bichuetti

Os beijos dados nunca
se perderam no espaço,
nem o carinho se foi;
ficaram e são a saudade
do amor vivido inteiro...

Já o beijo negado
e a carícia reprimida
assombram o meu corpo
com os nos da infelicidade
da vida inteira partida...


 HUMANO DEMASIADAMENTE HUMANO
                                                                                Jorge Bichuetti

Nunca me indagaste sobre
o frio, o medo, a ânsia,
as nuvens tempestuosas,
vaticínios inclementes
das tormentas nublando
meu olhar de sonhador...

Nunca tocaste na m'ia pele,
nem ousaste escutar as vozes
proscritas na agonia do meu
pranto, canto, cerrado;
no mato, na gruta, no oco
da minha ressecada flor...

Humano demasiado humano,
espírito acorrentado, sou
a espera do grande livramento...
Um corpo, um sonho, u'a flor
germinando nas trevas da opressão,
um além... Delírios utópicos e a

vida: liberdade devir libertação...


                        DEVIR
                                          Jorge Bichuetti

Árvore ave voa
asas correntezas
uma vadia proeza
uma vadia proeza
a vida a-toa

arara azul céu
toques fogaréu
um caminho torto
na abelha o mel...

Devir... passagem
uma viagem de
barco vela cravo
na canela um so-rrir...


                                     UTOPIA
                                                Jorge Bichuetti

Largo ontem a dor;
agora, miro n'ua flor
a vida primaveril,
os risos da multidão,
o canto da liberdade
e o orgasmo da compaixão...

4 comentários:

Concha Rousia disse...

Ler-te é viajar... para dentro e fora de todos os infinitos:

Te deixo meu haicai humano:

Pisei a flor
julguei que não sentia
e a mim doeu-me

Concha Rousia

Jorge Bichuetti - Utopia Ativa disse...

Concha, um haikai com força vital, nos leva a repensar nossa vinculação com as coisas e com a vida. Amei, me tocou. Abraços com carinho; Jorge

Tânia Marques disse...

Você é extremamente poético. E como poesia não precisa de explicação,você não tem explicação...é só sentido e emoção! Bj.

Jorge Bichuetti - Utopia Ativa disse...

Tânia, fazer e criar, tecer... tem sido terapêuticoe meio de levantar temas de estudoe de andar os estudos que venho fazendo. É legal, assim, na poesia: dialogo com os amigos, com a vida, com autores, com coisas .e comigo. Lhe adoro, vi hoje fotos tuas lá: maravilhosas...
Abraços com ternura, Jorge