quinta-feira, 7 de abril de 2011

EDUCAÇÃO E ESQUIZODRAMA: EXERCÍCIOS DE PEDAGOGIA KLÍNICA...

                                                               Jorge Bichuetti

Esquizodrama - darma do devir; laboratório de experimentações desterritorializadas e reterritorializantes, montados com uma caixa-de ferramentas, que pela vivência teatral, não-representativoa propicia mudanças: raspagens do instiuído e devires...
Pedagogia clínica: a educação em movimento... O uso do esquizodrama como ferramenta de um trabalho pedagógico... Criticidade e criatividade, diálogo e escuta, experimentações e produções dadas pelo" o que pode u corpo"... Trabalhos e produções de Gregorio Baremblitt e Margarete Amorin...

EXERCÍCIOS KLÍNICOS:

1. BRICOLAGEM...
... UM EXERCÍCIO SINGELO, PORÉM, FERTILÍSSIMO.

1. Um tema: por exemplo. - psicose
2. pede-se que pensando nas afetações corporais que ressoa, não em teorias, que as pessoas tragam, busquem no espaço, tres obejtos... do lixo, da natureza, do que encontrarem: lixo, natureza, papéis, restos... O espaço pode ser o entorno de onde se está trabalhando ou só a sala, com objetos que tenham ali, incluvise os pessoais...
3. Feitura de uma estátua africana, uma bricolagem: delimita-se um espaço no chãoe vão se misturandoe conectando os objetos, criando uma paisagem, um mesclado e uma obra coletiva...
4. A bricolagem é vista...
- pergunta-se: eis aí a psicose, o que vemos? que é e como funciona a psicose no vistoe sentido pela nossa interação com a estátua...
Vou surgindo o já escritoe o coordenador pontua...
e emerge novas visões...
4. pede-se que identifiquem o que dor e o que potência...
5. realiza-se um rearranjo da estátua, cuidando... Anulando , acolhendoe desmontando a dor e potencializando, dando vidae estética as potências... Tudo sem poder subtrair objetos..
6. identifica-se as linhas de fuga na estátua...
7. Diálogo de sistematização...

2. CRIAÇÕES SURREAIS...
     O NOVO NO LÚDICO...

.1. Previamente são eescolhidos um número de: grupo a. coisas da natureza( cachoeira, flores, bicho, roça etc); b. coisas da cultura ( fogão de lenha, chimarão, café, comidas, forró etc); c.. poesias; d. canções e e. conceitos ( linha de fuga, atravessamento, agenciamento, bifurcação etc)...
2. Cada grupo de trabalho escolherá, às cegas, aleatoriamente, um elemento de cada composto acima... sem ver... na sorte...
3. Assim, cada grupo de trabalhará terá cinco ferramentas...
4. Pede-se , então, que invente com aqueles elementos, inspirados e usando-os, uma ação, segundo o objetivo daquela aula: uma prática clínica, uma prática social, uma prática pedagógica, uma intervenção familiar, um inteervenção performática na rua....
5. dialoga-se e mo diálogo busca-se o novoe como trazer este novo para nosso cotidiano de trabalhador e nosso dia-adia de homens que experenciam a própria vida...

Eis exemplos de uma pedagogia que explora a potência criativa do que pode um corpo...
Um chamado para aprender, criando... Uma possibilidade de aprender, brincando... Uma provocação para aprender, ensinando...















DIA 9 DE ABRIL, SÁBADO, ÀS 13 HS: ATIVIDADES ABERTAS DA UNIVERSIDADE POPULAR JUVENAL ARDUINI... NÃO DEIXE DE VIR - UM APRENDER QUE SE DÁ NA CAMINHADA, UM NOVO JEITO DE VIVER E TRABALHAR COM ALEGRIA, TERNURA E SOLIDARIEDADE...

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