quinta-feira, 19 de maio de 2011

DIÁRIO DE BORDO: ANTE A SOLIDÃO, JANGADA E MAR...

                                                                 Jorge Bichuetti

Madrugada. Friorenta. Porém, de céu estrelado e lua cheia que ilumina meu quintal, dando vida e beleza maior as singelas vidas que ali passam os dias, fazendo-me companhia... Queria um cacho de rosas; a roseira me generosamente me ofertou, contudo, desisti... não saberia como enviar minhas rosas para terras distantes... Além-mar, Sampa, Montevideo e Poa... Creio na força das rosas: rosas que perfumam, rosas que escrevinham prosas onde vida é travessia e os redemoinhos passam , levando no meio deles nossas fantasmas e nossa tristes adversidades... E Rosa verde que sambando é a estação primeira da alegria: um morro com cuíca e pandorin, viola e cavaquinho orquestrando a resistência e o sonho da vida sobrevivente dos que ousam florir entre pedras e ir no céu nos rodopios do vento...
Minha Luinha dorme... Não quis levantar-se; preferiu seus sonhos, outros sonhos... A água que cai no verde vai se espalhando e entranhando no coração da vida como se seu destino fosse tornar-se a seiva das novas flores e dos novos frutos...
A natureza se agrupa, associa-se e se ajuda... vivem numa permanente festa, vida de comunidade; tribos que celebram a comunhão, afugentando o fantasma da solidão...
O ser humano caminha com "descompassos " e caminha muito só...
De onde vem tanta solidão?... Não escutamos o último canto de Michel Foucault, um encantando para fazer viver: a ética da amizade...
Somos individualistas, egocêntricos, competitivos e onipotentes... Queremos, asfixiando; doutras vezes, queremos, imersos no medo de amar, e assim, queremos maltratando o outro e a vida...
Precisamos aprender a amar...
"Navegar é preciso"... " Viver é perigoso"... Não navegar e não viver é muito pior: já um quase morrer...
A solidão nasce da nosso retraimento... Retração; freio; vida contida e acuada... O mundo nos assusta; porem, o mundo não nos aterroriza se coletivamente afirmamos as forças mágicas e poéticas do existir...
Minha jangada é trabalho perseverante e luta aguerrida...
Meu barco é aventura e experimentação, num a bricolagem entre os fios da ternura com as folhagens da suavidade...
Meus remos são compostos de sonhos e poesias, untados de generosidade...
Meu leme é a linha do horizonte onde brilham a a utopia, o devir solidariedade...
Navega , caminho, voo ... nas ondas da liberdade...
Meus peixes são de todos , pois o medo do escuro me ensinou a acendeu as velas da amizade e nela encontrei uma nova ética par o meu existir...
E no banquete do peixe vindo da bondade do mar, eu vou tecendo uma multidão que sou eu, e uma multidão onde me descubro um novo eu... Fim da solidão, reino do amor e da cidadania que é vida de partilha e solidariedade...
Inimigos? se são inimigos da vida os enfrento com a ousadia do guerreiro; se são inimigos pessoais, para mim, que quero navegar são simplesmente mais um temporal ... passam e o sol volta a brilhar...
Amigos ?... são as poesias vivas que o tempo escreveu no corpo da nossa gente, gente-diversidade, multiplicidades, redes de singularidades... que me conectam com a infinitude do meu sonhar...
É, assim, que eu celebro a sua companhia... e digo madruga para ver, sentir e abraçar-te... meu amigo, meus amigos... os inimigos das sombras que angústia narra ,nomeando-as, de solidão...
Nada sou, nada tenho... sou um escrita que canta e poetiza o que pode uma amizade...

4 comentários:

CLARA disse...

Dr. Jorge hoje estou naquelas noites insones e passear pelo seu blog me dá muito prazer.
Adoro ler seus textos.
Com afeto
Clara

Jorge Bichuetti - Utopia Ativa disse...

Clara, também, dormi pouco; mas como me enchi de canções e poesia, me senti alegre... Fiz sua inscrisção: sobre suas dúvidas , eu lhe ajudo a escolher : tudo será belo e singelo, não será nada erudito e chato... Abraços com carinho, Jorge

Tânia Marques disse...

Que lindo! Naveguei junto com você em seu diário de bordo de hoje. Parabéns! Me senti mais feliz ainda por meu nome estar incluído nas suas postagens de hoje. Lindo falar no plural! Jorge, postei um poema no Palavras e Imagens Pós-Modernas. Beijão, querido!
http://palavraseimagensposmodernas.blogspot.com

Jorge Bichuetti - Utopia Ativa disse...

Tânia, a sua presença sempre será uma alegria e uma parceria de vida e sonhos partilhados... O diálogo foi lindo , depois a poesia a-diverssidade: resitência insurgente... Irei agorinha ver sua poesia que sempre me encanta; Jorge