segunda-feira, 4 de julho de 2011

CONVERSA NO QUINTAL... ENTRE PEDRAS, FLORES...

                                            Jorge Bichuetti

No prosear, desnudamos bloqueios, obstáculos e nós que pareciam insolúveis... Quase toda realidade, interna ou externa, de infelicidade se perpetua pela nossa fixação da dor, na falência, na derrota, nas perda... Aceitamos com dificuldade a nossa humanidade e a transitoriedades dos processos da vida. Cristalizados, estagnamos... Reificamos a lágrima ; absolutivizamos nossa desvalia. Não investigamos nossas potências, nem experimentamos novas saídas... Viver é recomeçar; mas, recomeçar é redimensionar o caminho e o horizonte. Podemos... Podemos reinventar nossas vidas; podemos recolorir o mundo... Descobrir nosso brilho e reencontrar o brilho da vida.
Se caímos, reergamamo-nos e sigamos adiante...
Contemos com os novos recursos que virão...palavras, amigos, oportunidades, encontros, descobertas.
Os que se condenam pelos erros do ontem; não alvorecem para os acertos do amanhã.
O ser humano estagna não por que a vida não flui devido seus limites; é que a nossa teimosia em não nos aceitar limitados, nos leva a não mobilizar as nossas potências... nossos recursos e encantos.
Fragilizados pelos que se foram, não andamos... Cultuamos as perdas, fechando nosso coração para os que nos buscam e conosco gostariam de caminhar, partilhar e sonhar...
Abrigar este ou aquela tristeza não nos deprime. A vida se compõe de alegrias e tristezas... O nosso problema é que empacados na tristeza vivida, negamos as alegrias possíveis...
Muitos se sentem vazios e cheios de tédio... A vida pede que a encharquemos de sentidos... Precisamos povoar nossa vida... e se a povoamos com novas nascentes e novas florescências, a teremos vida de alegria e paz.
Cansados ou preguiçosos, fugimos da luta... Viver é guerrear... Lutar, labutar, celebrar, festejar, desbravar caminhos e horizontes...
Para tanto, urge povoar de sonhos o nosso mundo íntimo.
O sonho dá sentido... desperta o guerreiro que dormita nas fissuras da nossa alma.
Se sonhamos, alvorecemos para viver com intensidade a magia de realizar, construir, conquistar, inventar o riso perdido, desanuviar o sol turvado e desabrochar para ser e existir num caminho de lutas e batalhas que nascem , espontâneas, do querer do nosso coração.
Amemos a vida.
E, assim, seguiremos, na alegria de Dom Hélder Câmara que queria ser um simples poça d'água para refletir o céu estrelado.


6 comentários:

Mila Pires disse...

Bom dia Jorge, meu querido amigo de jornada!

Hoje aqui faz muito frio...contudo, seu texto se faz verdade em nós e vamos povoando a vida de sonhos e recomeços, enfim celebrando a alegria de viver...e ter vida plena!

Beijos...com carinho e ternura...Mila.

A caixa de pandora disse...

ah, que lindo, Jorge! Me identifiquei, sabia? Obrigada...
Aninha

Jorge Bichuetti - Utopia Ativa disse...

Mila: sonhos azuis e caminhos verdejantes: vida de paz e alegria.Abraços ternos, jorge

Jorge Bichuetti - Utopia Ativa disse...

Aninha, abraços com ternura e imenso carinho, jorge

Anônimo disse...

Dr. Jorge, a situação está triste demais.
Depressão profunda, profunda. Não conversa, não sorri e só dorme.
Hoje, terça feira , ele terá retorno médico.
À tarde vou enviar-lhe um e-mail, ou seja uma carta, relatando o que posso.
Agradeço pelo apoio e carinho.
Afetuoso abraço.
Beijos na Lua.
Sou Eu...

Jorge Bichuetti - Utopia Ativa disse...

Querida amiga, estamos com a fé a esperança... ai, com você e com ele; esperarei notícias, mas confio e sigo em sintonia com as forças da vida. Abraços e beijos no coração dos dois, jorge