domingo, 7 de fevereiro de 2010

DIÁRIO DE BORDO: O QUE É UMA CLÍNICA AMPLIADA NA SUA RADICALIDADE?

DIÁRIO DE BORDO : A MÃE TERRA

                                                     jorge bichuetti





Madrugada. A Lua dorme tranqüila e nem sente ciúmes da estrela da manhã que resistindo no céu, de lá, me espia com raios enamorados...
Silêncio... Busco uma palavra... Algo que me acordo e faça do meu dia uma aventura nova... Busco o homem : este bicho de labuta e sonhos...
Não fui... no futebol, na hora do gol estava impedido.
Não fui... escritor, as folhas transportaram na lixeira.
Não fui... político, as disputas diárias nublavam os ideais.
Continuei, sonhador e terapeuta.
Luto, resisto, sonho...
Quero Direitos Humanos, e me assusto com o Congresso Nacional que teima burocrático e conservador e ameaça a aprovação do estatuto-vida elaborado pelo governo.
Quero a vida ... e a quero abundante.
Entretanto, um tucano faminto aparece no meu quintal, dizendo-me do desmatamento, da monocultura, dos agrotóxicos, perda do seu lar.
Enchentes, terremotos, tsunamis...
Nossa mãe terra chora...
Quero a fé do meu povo nos seu passado místico e gritar, entre a fé de uma oração e a digna raiva: Vinga-nos, Pachamama... Nos salvem, Mãe Terra...
Na rua, o caos... Um jovem emagrecido e trêmulo aspira a morte numa pedra, é o Crack, para ele que não pode ser craque.
Na casa oculta do bairro, uma mulher espancada e nas suas feridas sangram um povo que permite suas filhas vítimas da opressão do macho inseguro e cruel, do machismo que uma expressão, do ponto de vista psicológico, entre o fascismo e o homossexualismo enrustido.
No asilo, um velho, terno e sábio, agoniza de solidão.
Nos presídios, a violência institucionalizada.
Em todo canto, a fome.
Quero a vida ... e a quero abundante.
Contudo, me rodeia as forças da morte inútil, arbitrária e injusta.
Um sem-teto dormindo na calçada fria, agasalhado por um jornal velho.
Um gay espancado; um negro discriminado...
Que fazer? O que pode um terapeuta?
O terapeuta é o ser da escuta... Escuta as dores, angústias, frustrações...
Acumula um conhecimento, uma foto: o mundo e suas mazelas.
A Mãe Terra intervém e roga: dêem a vida o direito de viver!
Indignemos... e com ousadia e coragem, busquemos no Livro As tres ecologias de Guattari, um caminho.
Urge intervir... Buscar na ação e na luta, a harmonia criativa entre o homem e a natureza, entre o homem e o socius e entre o homem e sua própria subjetividade e as subjetivvidades dos diferentes.
O divã, agora, é o mundo...
E um mundo que nos fala, com lágrimas e sangue: um outro mundo é possível e necessário.

Nenhum comentário: