quinta-feira, 14 de abril de 2011

O DIA DA TERRA

PARTICIPEMOS... UM DIA PELA TERRA... ARTE, SONHOS E LUTA...

4 comentários:

CLARA disse...

Retirei de site sem fonte de autoria do texto mas achei interessante:

Parca é a consciência que pesa sobre o nosso belo planeta. Os que poderiam conscientizar a humanidade desfrutam gaiamente a viagem em seu Titanic de ilusões. Mal sabem que podemos ir ao encontro de um iceberg ecológico que nos fará afundar celeremente.
Trágico é o fato de que faltam instâncias de gerenciamento global dos problemas da Terra. A ONU possui cerca de 40 projetos que tratam de problemas globais, como os climas, o desflorestamento, a contaminação do ar, dos solos e das águas, a fome, as epidemias, os problemas dos jovens, dos idosos, as migrações, entre outros. Ela é regida pelo velho paradigma das nações imperialistas que vêem os estados-blocos de poder mas não descobriram ainda a Terra como objeto de cuidado, de uma política coletiva de salvação terrenal.
Para cuidar do planeta precisamos todos passa alfabetização ecológica e rever nossos hábitos de consumo. Importa desenvolver uma ética do cuidado.
O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), o Fundo Nacional para a Natureza (WWF) e a União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN) elaboraram uma estratégia minuciosa para o futuro da vida sob o título: “Cuidando do Planeta Terra” (Caring for the Earth 1991). Aí estabelecem nove princípios de sustentabilidade da Terra. Projetam uma estratégia global fundada no cuidado:
1. Construir uma sociedade sustentável.
2. Respeitar e cuidar da comunidade dos seres vivos.
3. Melhorar a qualidade da vida humana.
4. Conservar a vitalidade e a diversidade do planeta.
5. Permanecer nos limites da capacidade de suporte Terra.
6. Modificar atitudes e práticas pessoais.
7. Permitir que as comunidades cuidem de seu próprio meio-ambiente.
8. Gerar uma estrutura nacional para integrar desenvolvimento e conservação.
9. Constituir uma aliança global.
Estes princípios dão corpo ao cuidado essencial com a Terra. O cuidado essencial é a ética de um planeta sustentável. Bem enfatizava o citado documento Cuidando do Planeta Terra: “a ética de cuidado se aplica tanto a nível internacional como a níveis nacional e individual; nenhuma nação é auto-suficiente; todos lucrarão com a sustentabilidade mundial e todos estarão ameaçados se não conseguir-mos atingi-la”. Só essa ética do cuidado essencial poderá salvar-nos do pior. Só ela nos rasgará um horizonte de futuro esperança.
Estradeando e cooperando com carinho Clara

Jorge Bichuetti - Utopia Ativa disse...

Clara, que bela contribuição: amanhã sai um chamado pela ecologia. Você sempre traz belas ideias e sonhos de aurora. Abraços com ternura, Jorge

Augusta Carlos disse...

Nos jovens da CMP da juventude estão se organizando para o acampanhanto no assentamento rio das pedras. Será que não há alguém interessado nesta experiência? Até o momento só encontramos um adulto disposto a partilhar esta experiência o que compromete um pouco a ida de um grupo maior.Eles estão eufóricos e nós cautelosos para que toda a proteção possa ser garantida. alguém se habilita??????
SERÁ UMA EXPERIÊNCIA ECOLÓGIA RADICAL!
AUGUSTA-CMP UBERABA

Jorge Bichuetti - Utopia Ativa disse...

Augusta, como gostaria: ando precisando de verde e água; porém, com tanto trabalho... Muita saudade, abraços com carinho e ternura, jorge