domingo, 12 de junho de 2011

UNIVERSIDADE POPULAR: NO BORBOLETEAR DA UTOPIA; A LUTA NA POEIRA DA VIDA, A OUSADIA NO LUAR DO MEIO-DIA...

                                                          Jorge Bichuetti

Sábado, corredor... O tempo passou e hoje a vida é outra. A ternura, todavia, é a mesma; e o espírito guerreiro não é menor... A Universidade Popular teve seu encontro no espaço terno e guerreiro de Franca, a irmã dos oprimidos.
Nada deveria escrever; pois, o escrito teria que ser tecido pelas mais de 215 pessoas que viveram a Upop-JA no dia de ontem, que para quem sabe que o relógio é uma abstração, compreenderá que o dia de ontem será sempre... inesquecível, iluminado, cheio da magia que nasce do amor libertário e includente.Nos reunimos na Creche Coração de Maria... uma aliada das lutas, e uma creche que nasceu da luta - um acampamento, a luta pela terra, e a organização solidária de uma comunidade.
O encontro começa neles... Tia Rose acolhendo, com toda equipe dando um ar de vida e alegria, amor e amizade... Não podemos parar aqui... porque é muito mais do que as palavras traduzem: é o povo altivo e terno, povo-vida, que nos ensina na vida levam como é necessário os sonhos de libertação.
Pela manhã, já chegou o povo indígena: os arachás; tribo consciente e amorosa. 
Ao meio-dia, chega a turma do Central dos Movimentos Populares: a luta dos negros, a mulher, o grupo GLBT, a juventude, o povo da saúde... o povo em movimento.
Às 13:30; nosso povo, o povo da Upop_JA... Começamos os trabalhos com um ritual indígena... Uma roda tribal. Depois, dois grupos: desinstitucionalização e cuidado... Segue  as oficinas... Chega de improviso a capoeira... Depois, uma plenária autogestiva e um espaço para a conversa sobre o negro, o a luta contra a homofobia, os movimentos populares...
Um delicioso jantar coletivo e a certeza de que seguiremos companheiros da caminhada de luta e partilha...
Durante a semana, postaremos o conteúdo o dialogado, das produções: hoje, pesa o cansaço; que bom cansaço... um cansaço que será vivido, ouvindo canções, poesias, sonhos ecoados pelo vento na potência da utopia...


Minha gente
               Jorge Bichuetti

Singela, pobre
vidas esfarrapadas;
lágrimas que caem...
Um corpo ferido,almas doídas:
gente da rua na lua no desejo
de um dia a vida
acordar...

é minha gente!...
humilde, oprimida
nos sussurros dos lamentos
nas romarias indigentes
na agonia que sangra
na calçada
no espinheiro
da maldade deste mundo
que só quer os que podem ver e comprar.

Eu  com minha gente,
nada posso,
mas tudo posso,
porque com eles eu posso
sonhar...



SÁBADO - MARCHA DA LIBERDADE - UBERABA
                      É PROÍBIDO PROIBIR...
           GENTE É FEITA PRA BRILHAR...

12 comentários:

Renato Muniz disse...

Olá Jorge e demais amigos da Universidade Popular. Conforme dito na última reunião, nem Mara e nem eu poderíamos participar deste encontro do dia 11/06. Fico feliz que tenha sido um bom e proveitoso encontro. Nos encontraremos no próximo. Abraços.

Anônimo disse...

Boa noite, Jorge!

Vim desejar-lhe um ótimo fim de domingo e uma semana abençoada.

Deus seja contigo.
Abraços!

Wilson

augusta carlos disse...

Meu querido Jorge, aqui é primavera e ha uma explosão de cores e odores, inexplicávelmente belo...E somente agora pude acessar o blog para saber como foi a UPJA e exulto de alegria ao saber que foi um verdadeiro encontro de povos, anseios, sonhos, espaço do povo e com o povo. Não consegui comunicar-me com vocês no sábado. Acorreram tantos amigos saudosos e solidários que não pude deixá-los para participar on-line como sonhava. A Sílicia é linda e seu povo latino ainda mais belo e igualmente acolhedor. A fraternidade rompe fronteiras. Me preparam aqui uma casa para morar, dizem para sentir-me livre e em casa. A apisagem é linda, o trabalho urgente. Mas na primeira manhã desço ao andar inferior e encontro ali Luciano sansica, meu anfitrião e vizinho, lo patrono di casa, aos 70 anos, aposentado, escrevia. Escrevia poemas! É um poeta. Exultou ao perceber que eu compreendia seus poemas e o ser poema. Falei-lhe de você e que lhe apresentaria seus poemas para serem publicados. Interessante que ele também usa sua poesia para denunciar a violência, as injustiças, mas também o amor e a vida. É um dos nossos. Lindo ancião cheio de sapiência. Sabe imagine vocês dois naquela cozinha aconchegante a poetizar a vida. Quem sabe um dia!
Meu amigo que a UPJA seja luz e alegria para todos nós.
Um grande abraço para todos e prometo amanhã com a permissão de luciano enviar uma foto e um poema.
Saudades e felicidade
Com amor e amizade
Augusta

CLARA disse...

Imagino que o encontro tenha sido maravilhoso pena que..não pude ir mas tenho certeza de que foi um sucesso
Parabens
com carinho
clara

Jorge Bichuetti - Utopia Ativa disse...

Rennato Muniz e Mara: vocês estiveram presentes em nossos corações - avisamos a todos da impossibilidade e a turma de marxismo é uma moçada formosa. Oencontro foi cheio de aventurasalegres; permanecemos na caminhada e no próximo com vocês será mais rico ainda; abraço com ternura, jorge

Jorge Bichuetti - Utopia Ativa disse...

Wilson, sua presença é sempre um farol que dá clarão e clareira na nossa semana; um grande abraço, jorge

Jorge Bichuetti - Utopia Ativa disse...

Augusta: foi maravilhoso - cheio de vida, ternura e lutas popuulares; emergentesd da utopia. As meninas nos receberam com alegria e acolhimento terno... Os índiose a CMO tiveram um valioso papel.
Fico feliz que a Ítalia seja um lar... umrecanto para o seu coração de vida solidária. Dê abraços a todos, Com teeernura meus abraços... Jorge

Jorge Bichuetti - Utopia Ativa disse...

Clara, espererei você hoje também como havia tido em resposta anterior... A universidade foi um canto do céu no caminho pela vida... E contamos com você que muito nos ajudará nesta caminhada... Abraços ternos, jorge

Sereia Noturna disse...

Abraços e uma excelente semana!

Um pouco de mim Rosi Alves disse...

Lindo trabalho mais fico um pouco triste pois percebo que a maioria das pessoas não dão tanta atenção aos problemas sociais.um exemplo a carta do índio ninguém se importa se você posta uma bobagem é inacreditável como as pessoas valorizam mais,tudo bem tem pessoas que gosta de viver só de sonhos enquanto o mundo morre!misturei os assuntos mais esta valendo rsrs.Linda semana de muita saúde e paz a ti e todos os seus.

Jorge Bichuetti - Utopia Ativa disse...

Ssereia Noturna, que alegria: esta semana irei passear pelos blogs irmãos com a alegria do passarinho voando no azul. Abraços, jorge

Jorge Bichuetti - Utopia Ativa disse...

Rosi vamos no caminho conscietizando e sensibilizando para que assumamos nosso destinoe o tomemos para governá-lo com nossas próprias mãos.
Abraços com carinho... Jorge bichuetti