domingo, 10 de julho de 2011

DIÁRIO DE BORDO: O CLARÃO DO DIA...

                                  Jorge Bichuetti

Tudo acordou... a vida me despertou. Iluminada, chamas de vida: pássaros e cantorias; o verde orvalhado já refletindo a magia do sol... céu claro. A Luínha, toda cuidadosa... vigiou meu sono. Não nos entendemos nos assuntos íntimos, teve ter espiado um outro sonho meu... A vida desabrocha com cheiro de rosas e entre o corpo cansado e a alma sonhadora, vasculho meu celeiro: escuto Victor Jara, el derecho de vivir en paz... Recordações, sonhos... Ressonâncias da Universidade Popular. Um encontro mágico. Alegria e amizade no caminho da vida que luta... ousa pensar e buscar um novo horizonte. Hoje, me vi nostálgico: saudades de Buenos Aires e do Uruguay... De Benedetti: o poeta que adormece e me desperta, que está comigo nos sonhos de amor, e perambula pelas trilhas das lutas sociais.
A política é caminhos... de participação, de doação, de expansão da vida para além do ego e o viver num espaço onde as lágrimas e as esperanças coletivas ganham força e voz no nosso coração.
Muitos dizem que odeiam a política. E a entendem no agir partidário e estatal... Ela é ética, a ética do bem comum... Onde a magia do comum... nos dá o horizonte azul dos sonhos. E uma rosa vermelha para levar... na lapela, na orelha, no coração.
Ando preocupado com o agir político...
O agir amoroso nos voos da paixão é inebriante... Neles, vamos alto e entre estrelas, sentimos a alegria dionísica dos prazeres mundanos. Divinamente mundanos; profanamente sagrados...
O agir do trabalho... é um devir abelha: sentimos a grandeza do plantio da nossa própria sobrevivência... O lume do nosso fogão-de-lenha nas nossas mãos.
O agir mística da fé nos dá a paisagem sublime da transcendência... o celestial... o para além dos minutos... uma cosmounião...
No agir político, temos nossa vida numa caminhada... Caminhamos com o povo: choramos suas lágrimas, cultivamos seus valores, florescemos nos seus sonhos...
O encontro da Universidade Popular Juvenal Arduini ocorreu, ontem, na Creche Coração de Maria. Terra de Franca e Amalia... Lugar de lutas, lugar de caminhadas...
No início, era só um acampamento: casas de lata e plástico... meninos maltrapilhos, homens e mulheres com faces... tristes e cabisbaixas... Hoje, é um espaço de partilha, educação, cuidado, solidariedade e alegria.
Entre o ontem e o hoje, um agir político... que permanece florescendo num trabalho de permanente produção de cidadania e inclusão social.
Ali´esivemos jovens, ali e no Gameleira... com nossa Irmã Anita.
O agir político já se encontra fora... me compõe: ser de lutas e sonhos... e um ser coletivo..
No ar, Victor Jara vive nas canções que me guiam nas palavras e nos silêncios que vão desenhando este relato... Relato, pois não é mais do que a expressão do pulsar do meu coração no clarão do dia que nasceu... me chamando pra vida.
E a vida me diz... suavemente, com clareza: viver é estar com...
Vejo caídos na calçada, prisioneiros das instituições asilares, as matas cortadas e as queimadas, as dores... dores dos povos indígenas, dores das crianças e jovens que seguem anêmicos, alheios aos sonhos e ao brincar que lhes roubaram... dores de crianças e mulheres de direitos violados... dores dos famintos e dos doentes, do grupo GLBT discriminado e vítima de violências diárias... dores da vida... dores, dores...
Para alguns é riso na vitória, para outros é voto... Não, não e não... Para mim, no caminho, agir político é mamar, partilhar e lutar... No caminho guiado pelos sonhos de libertação e paz...  um existir pelo direito de viver em paz é agir político.


Nenhum comentário: