quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

DIÁRIO DE BORDO: CAMINHANDO COM LOUCURA PELO SOL DA LIBERDADE.

                                                                Jorge Bichuetti

O silêncio das manhãs me encanta... e me leva a pensar e a pesar os frutos da ccaminhada.
Todos caminham,..
Uns cabisbaixos e submissos , outros altivos e lutadores...
No caminho há uma pedra...
Ela nos pode deter, se o medo e a timidez não nos permitir exigir que a vida se livre das pedras e nos dê o direito de caminhar entre flores e esperanças, sob o sol da liberdade, num novo tempo, que com as nossas mãos, no caminho, vamos Juntos construir.
                                                            ***
A lua está dormindo... sua noite foi longa e de festa... Ela queria a alegria e não se vez convencida de que a felicidade deve respeito e disciplina, diante dos toques do relógio... Correu, brincou.... namorou... Se eu lhe dizia: olhe, a hora... Ela faceira me replicava, dizendo: por que colacar amarras no tempo, se o tempo é de alegria?
                                                           ***
Eu, aqui, estou... começando um novo dia.... No ar, a velha esperança que sempre acorda remoçada, feito mágica de criança.
E, então escreverei uma eoutra alegria...
                                                       ***
O CAPS-Maria Boneca, da Fundação Gregorio F Baremblitt/Uberaba, que cuida, amorosamente, de portadores de sofrimento mental grave, iniciou, ontem, os preparativos do Carnaval da Inclusão.
É um carnaval de todos... Nele, saem os usuários dos serviços de saúde mental de Uberaba, crianças de escolas, creches e de trabalhos sociais... Jovens dos CRAS, estudantes, artistas, trabalhadores da saúde, da cultura e da educação..
Abre o carnaval de Uberaba... Com uita alegria, singularidade e uma plena liberdade.
Este ano saem cantando a potência terna e amorosa de todas muleres... Os direitos de nãoviolência... E os amores enlouquecidos da vida que tormam as muleres heroínas do bem e das paixões.
                                                     ***
Outra alegria: a reorganização da Universidadee Popular Juvenal Arduini...
Juvenal Arduini, o monsenhor dos Direitos Humanos... A voz que com bravura e sabedoria se colocou junto ao povo, e dele se fez interlocutor, assumindo na sua vida e nas suas lutas, as causas populares e os de libertação.
A Universidade realizará uma plenária  no 05/02/2011, às 13 hs, na Rua Capitão Domingos, 1079.
Não é um envestimento privado... Um espaço público não-estatal, destinado a produção de um conhecimento que instrumentalize o homem e os coletivos na longa caminhada de produção de uma nova vida e de um novo tempo... De liberdade e justiça, arte e compaixão, solidariedade e ecologia, cidadania e inclusão social, amores floridos e novas cantorias que acordem o mundo e vida e neste alvorecer nos possibilite devires ternos e guerreiros de luta pela igualdade e de celebração do prazer.
                                                            ****
A vida é um grito de luta...
A vida é encanto e sonho...
A vida é poesia e amor...
Muito da tristeza que anda nas e com a multidão, nascem do escuro imposto, que em nome do fim da história nos roubaram o desejo e o sonho de protagonizar um novo tempo... As mudanças e as reistências... A vida e a caminhada, buscando a semeadora de um eterna primavera e de um céu estrelado que sejam para todos e que nós no meio do povo possamos ousar encontrar-nos na nossa singularidade de loucos sonhadores, poetas da vida nascente e de um mundo de amor e paz...

Nenhum comentário: