sábado, 22 de janeiro de 2011

MESTRES DO CAMINHO: ELEGIA ÀS TROVAS

                            Cecília Meireles

Em barca de nuvens sigo...
E o que vou pagando ao vento
para levar-te comigo
é suspiro e pensamento...


                      Manuel Bandeira


Sombra da nuvem no monte,
Sombra do monte no mar.
Água do mar em teus olhos
Tão cansados de chorar!

                      Mario Quintana 


Coração que bate-bate...
Antes deixes de bater!
Só num relógio é que as horas
Vão passando sem sofrer.

                                Fernando Pessoa




 
O moinho de café
Mói grãos e faz deles pó.
O pó que a minh'alma é
Moeu quem me deixa só.
/////
Se eu te pudesse dizer
O que nunca te direi,
Tu terias que entender
Aquilo que nem eu sei.
/////
Teu vestido porque é teu,
Não é de cetim nem chita.
É de sermos tu e eu
E de tu seres bonita.
/////
Vem cá dizer-me que sim.
Ou vem dizer-me que não.
Porque sempre vens assim
P'ra ao pé do meu coração.
/////
Tenho um segredo a dizer-te
Que não te posso dizer.
E com isso já te o disse
Estavas farta de o saber...


                                 Eva Reis




"Não sopre a vela, querida
 que a chama por si se apaga:
 a chama é o sonho da vida,
 que nos enleva e afaga".
                                                    ***
"Devido a este amargor
 de tanta ilusão perdida,
 invejo a sorte da flor
 - murchar no esplendor da vida".
                                                ***
 "Santa Bárbara, piedade!
 acalma a chuva e o trovão...
 já tenho uma tempestade
 dentro do meu coração".
                                                    ***
"Chorar é meu desafio,
 tuas mágoas não me conte;
 quem sabe o que chora o rio,
 quando passa pela ponte?"


Nenhum comentário: