terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

BONS ENCONTROS: FERNANDO PESSOA, NA ARTE DAS TROVAS - VASOS DE FLORES...

FERNANDO
PESSOA

QUADRAS AO
GOSTO POPULAR



A quadra é o vaso de flores que o Povo põe à janela da sua alma. Da órbita triste do vaso escuro a graça exilada das flores atreve o seu olhar de alegria. Quem faz quadras portuguesas comunga a alma do povo, humildemente de todos nós e errante dentro de si próprio.




       num verso... um canto

          encanto e magia

    flores no coração, sonhos no caminho... a vida numa trova - prosa da natureza numa idílica conversação


    Cantigas de portugueses
    São como barcos no mar -
    Vão de uma alma para outra
    Com riscos de naufragar.
    A terra é sem vida, e nada
    Vive mais que o coração
    E envolve-te a terra fria
    E a minha saudade não!
    O moinho de café
    Mói grãos e faz deles pó.
    O pó que a minh'alma é
    Moeu quem me deixa só.
    Se eu te pudesse dizer
    O que nunca te direi,
    Tu terias que entender
    Aquilo que nem eu sei.
    Teu vestido porque é teu,
    Não é de cetim nem chita.
    É de sermos tu e eu
    E de tu seres bonita.
    Vem cá dizer-me que sim.
    Ou vem dizer-me que não.
    Porque sempre vens assim
    P'ra ao pé do meu coração.
    Tenho um segredo a dizer-te
    Que não te posso dizer.
    E com isso já te o disse
    Estavas farta de o saber...
    Dona Rosa, Dona Rosa,
    De que roseira é que vem,
    Que não tem senão espinhos
    Para quem só lhe quer bem?
    Dona Rosa, Dona Rosa,
    Quando eras inda botão
    Disseram-te alguma cousa
    De flor não ter coração?
    Trazes uma cruz no peito.
    Não sei se é por devoção.
    Antes tivesses o jeito
    De ter lá um coração.

    Nenhum comentário: