sexta-feira, 30 de setembro de 2011

DIÁRIO DE BORDO: MINHA VIDA; UM RIZOMA ENTRE A POESIA E O SONHO...

                                              Jorge Bichuetti

Alguns pássaros cantam e piam, ecoando os sinos da Igreja: hora de acordar... Já estou trabalhando desde às quatro... Não estou doente; a lentidão surgiu de um decisão íntima:  tecer o blog na ternura da mineiridade que me compõe, eu - um árabe que sou indígena que por sua vez ama a poesia e a contemplação... O céu azul com algumas nuvens rosas enterneceu a manhã e ali fiquei, pensando... sentindo... me compondo pessoa humana na teia da imensidão... O blog é um espaço de militância política e artística, um canto encantado das amizades singelas e ternas; e um voo na amplidão entre a poesia e o sonho...
Quando muitos crêem no fim, eu luto... e creio que iremos inventar uma nova humanidade... Mas, se encontro forças para lutar, não significa que sou um homem forte, as encontro nas conexões de vida que compõem o caminho da minha existência...
Os amigos são o aconchego e a ternura, a compreensão e reflexão crítica que permite refazer o rumo da minha vida, muitas vezes... Eles estão em cada palavra, em cada gesto... São energia e vitalização, estímulo e carinho... São: pão e vinho...
Muitos vivenciam a amizade como ocupação do vazio... Devo a Conceição das Alagoas o meu jeito de ser amigo... Amigo é fonte e ponte... Asas e ninho... É ética e caminho...Um homem sem amizades não é somente um homem solitário; é um homem sem chão, sem floradas, terra nunca orvalhada... A amizade é força vital que agrega, enternece, e nos desloca do casulo do narcisismos para os voos da solidariedade...
E este rizoma - a minha sociedade de amigos, é caminho e é luta... Caminho e luta que se forjam entre a poesia e o sonho...
A poesia martela e forja um novo mundo, uma nova humanidade... Ela é a quebra, o um surto, um salto...
Longe da poesia, somos sulgados pela rotina, pelo consumismo, pelo individualismo, pelo enrijecimento dos nossos sentidos e pela miopia do nosso olhar... Ela amplifica, intensifica... Dá cor e sabor... Cria desafios, provoca mudanças... Um monte, longe da poesia, é um arquivo arqueológico, um empreendimento imobiliário... uma coisa... Um monte no olhar do poeta é um canto da vida revelando-nos que podemos beijar o azul do céu e dialogar com o infinito...
Longe dos sonhos, a vida é uma aborrecida mesmice, uma espera angustiada... Pois, sem o sonho não enxergamos  a sinfonia da esperança que ciranda na vida no clarão de cada alvorecer... Sem sonhos, não degustamos o mel das manhãs nem avistamos o paraísos do amanhã... Nos paralisamos num perpétuo e cruel presente, esperando o futuro de mãos acorrentadas pelo fatalismo, pelo niilismo, pelo pessimismo...
Sonhar, poetizando a luta, é abraçar os amigos e buscar a aurora , tecendo no caminho o sol de um novo tempo...


O que seria de mim, sem a fé em ... no ENTRE, no O COLETIVO, no MANGUE...  na Fundação Gregorio F Baremblitt... Na Universidade Popular Juvenal Arduini... nos amigos, velhos e novos... nas minhas muitas terras e amigos... que os abraço na memória do querido amigo  que já partiu Valdeci....
O que seria de mim, meu Deus, sem a fé na e no UTOPIA ATIVA

Nenhum comentário: