domingo, 18 de setembro de 2011

ENTRE CANÇÕES, FLORES E PASSARINHOS - NOS TEMPOS DOS FESTIVAIS...

ponteio
            na viola
a vida no vento
num tempo
            deserto
de flores decapitadas
de sonhos retalhados
de vidas martirizadas
e eu minha viola  nua
cantava            na rua
onde  outras      flores
nascemos  no   asfalto
cantando      ninguém
esquecia    da       luta
               sonhos
ponteio
               na viola
a paixão j uvenil
a resitência civil
                  a luta
que dizia: brasil,    eu
quero   minha     viola
na liberdade   violada
não calo:        ponteio 
              minha utopia... 
                           jorge bichuetti
     


roda vida
    na viva
roleta
      onde havia pau-brasil
                 o pau-de-arara
embrulhava o peão
                         o azul anil
acinzentado
                       chorava  os
os  mortos  amados  e  os
desaparecidos 
                  na outra roda
que girou e nimguém viu...
nos porões     os moinhos
         carne vida
        morte crua
pela pátria dos idolatrados
                                      fuzis...


e eu, menina,  era roda-gigante
no  meu sonho  de liberdade   e
alegria... só queria ser viver   e
crescer solidariedade   destino
   de novos brasis
   passeando   na
 nas rodas  do  amor generoso
    dos  meus  sonhos   BRASIL...
      
o fuzil   calou o sonho
na roda  dos generais
que a história não viu...


agora, a roda grita por justiça 
eu quero a gira da vida vista e
repensada: sonhos... roda vida
e azula com justiça o meu país... 
                                       jorge bichuetti



flores
       no chão
       trituradas
no porão...


flores 
       nos sonhos
       tecidas
nu'a oração...

flores 
      no amor civil
      da liberdade
longe
       dos grilhões
da crueldade
da insanidade
dos canhões...


flores
       desaparecidas
        do jardim  do
Brasil... que chora
seus filhos    flores
da utopia justiça e
paz: nunca parida
pelo silêncio
pela vileza
que acoita
a covardia....


e, agora, as  flores falam:
comissão  da  verdade  e
justiça da memória, pois
não se pode mais
              demente
                  uma pátria
                      que é se orgulha
de ser amor e mãe gentil... 
                                  jorge bichuetti


DIREITOS HUMANOS, SIM!...
TORTURA NUNCA MAIS....


PELA COMISSÃO DA VERDADE, DA MEMÓRIA E DA JUSTIÇA!!!...


ENTRE PEDRAS , FLORES...

Nenhum comentário: