domingo, 18 de setembro de 2011

DIÁRIO DE BORDO: ALÉM DO HOMEM...

                                              Jorge Bichuetti

Dia claro, céu azul mesclado com nuvens suaves e dispersas... Antes, o vi estrelado e com luar... os pássaros cantaram e os sinos badalaram... A aurora chegou irradiante, inaugurando um novo dia...  Um domingo.
Muitos desprezam o domingo: o acham melancólico... Como melancólicos são os domingos montevideanos do outono - cinzento, frios e com as árvores nuas e o chão cheio de folhas secas... O domingo deve sofrer o que padece toda crise: é pssagem, é ponte, é encruzilhada... um entre...
Como todos, já fui medroso e preconceituoso na lida com as cirses; hoje, não mais... Devo muito a Nietzsche...
Assim, como não consigo conceber minha vida sem a lua e o luar, sem o canto dos passarinhos... sem o cheiro do orvalho aliciando a terra para novas procriações, sinto que na minha alma sempre ecoará: " Só quem suporta o caos e o frenesi é capaz de engravidar-se de uma estrela bailatina"... Ou ainda: "somente os espíritos acorrentados logram o esforço e a luta para efetivarem a grande libertação"... Nietzsche, Guimarães Rosa, Pessoa, Cartola, Cora Coralina são amigos que frequentam, diariamente, a minha casa, o meu quintal...
Aliás, Nietzsche afirma que só vencemos os nossos demônios íntimos com riso, dança e música... Ando-lhe convencendo a acrescentar a poesia, a arte, o prosear da mineiridade...as milongas do sul, os candombes... e outros movimentos da vida que me vitalizam e me energizam...
Hoje, especialmente, Nietzsche me fez companhia... trabalhando com carinho no tecer as postagens do nosso cantinho Utopia Ativa... um eco: o belo e grandioso no humano é que o homem é um transitar entre o animal e o além do homem... Superar o humano reativo, de culpa e ressentimento, servil, passivo... e de ego hipertrofiado na racionalidade técnico-instrumental... Um humano desumanizado; de existência de aparências - repetitivo, acomodado e subserviente ao poder instituído... Um homem liberto e libertário...
De amor generoso e solidário... de ternura acolhedora... de suavidade guerreira... Um caminho-aurora...
Assim, nas crises, escutamos a vida através de Nietzsche, clamando por um além... além da hipocrisia e da covardia... Um devir... Um porvir... um diferente radical que desbrava no horizonte azul da humanidade as potências negadas, suprimidas, reprimidas... O Homem-Travessia...
A crise não é a falência do ser... é a falência do ser instituído, coíbido, limitado... É clamor por libertação... Uma necessidade de se romper a escuridão e instaurar a aurora...
Sofremos nas crises... Angústia, tristeza, sentimento de despersonalização, medo... O que era já não contempla o que pode o humano... e o sistema vigia, cerceia, amordaça... teme a palavra nova que a crise anuncia.... Um grito pela vida de suavidade e paz... ternura e amor...
Na crise, no indivíduo e no coletivo, pulsa o inédito viável, o projeto de libertação, a utopia como efervescência vital exigindo, num surto, um salto... Um novo existir... Novos sentidos: sonhos e desejos reinventando o homem e a humanidade...
Há uma luz no fim do tunel...
O deserto é fértil...
Na crise, a morte é a ingerência do status quo no seu temor de mudança... Nela, grita a vida... Clama por vida nova, nova humanidade...
A destrutividade que surge no emaranhado de uma crise é o desespero do homem velho e das instituições organizadas como poder dominante... Ela na destrutividade está sendo amordaçada, para que não anuncie as novas possibilidades de alegria e paz que florescem quando a convertemos em fonte, ponte, passagem... um clamor íntimo e coletivo... por um além... pela vida de abundância que é o espaço do devir nos voos encantados do amor para além do ego... uma nova humanidader, um povo por-vir...

4 comentários:

Anne M. Moor disse...

Bom dia Jorge

Para mim, os domingos são um momento de estar comigo mesma... Eu sempre gostei.

Tudo bem contigo?

beijão
Anne

Jorge Bichuetti - Utopia Ativa disse...

Anne, sou um poeta, um amigo e um sonhador... assim, não sei mentir... busquei-a hoje... na poética por precisãod'alma; lutas e sonhos que mesclam dores e sonhos; senti necessidade da sua maturidade... embora, me ache mas velho que você... a questrão das madres... as lutas do dia-a-dia... o corpo mais lento: tudo term me colocado num limbo... me consolam os amigos, a luinha e a poesia... lhe quero muito... e a respeito como pessoa... vida pensante e voadora nas terras do amanhã... perdoa-me algo de triste; porue a vida é sempre um perene enluarar-se... meu abraço com carinho, como alguém que pede a bêncção ou um cadinho de oração... abs ternos, jorge

Anne M. Moor disse...

Jorge meu amigo

"Hang in there" como dizemos em inglês. A vida é uma ciranda de altos e baixos e ´prática assoprar os baixos para cima uma obrigação... Sei, ah como sei, que isso é mais fácil dizer do que fazer, mas temos que exercitar.

Um abraço bem apertado com carinho

Anne

Jorge Bichuetti - Utopia Ativa disse...

Anne, vamos lutando; desbravando novos sonhos e vitalizando-nos no carinho dos amigos. meu carinhoso abraço; jorge