domingo, 1 de maio de 2011

MESTRES DO CAMINHO: SOBRE A SOLIDÃO

                                          REFLEXÃO:

- "Há momentos infelizes em que a solidão e o silêncio se tornam meios de liberdade." Paul Valéry

- "Quem não souber povoar a sua solidão, também não conseguirá isolar-se entre a gente." Charles Baudelaire

- "Uma única coisa é necessária: a solidão. A grande solidão interior. Ir dentro de si e não encontrar ninguém durante horas, é a isso que é preciso chegar. Estar só, como a criança está só."Rainer Rilke

- "...Que minha solidão me sirva de companhia.
que eu tenha a coragem de me enfrentar.
que eu saiba ficar com o nada
e mesmo assim me sentir
como se estivesse plena de tudo." Clarice Lispector

- "Minha solidão não tem nada a ver com a presença ou ausência de pessoas… Detesto quem me rouba a solidão, sem em troca me oferecer verdadeiramente companhia…." Friedrich Nietzsche

- "Enquanto não atravessarmos
a dor de nossa própria solidão,
continuaremos
a nos buscar em outras metades.
Para viver a dois, antes, é
necessário ser um. " Fernando Pessoa









4 comentários:

CLARA disse...

Amo seus textos e suas reflexões, me reabasteço sempre...
Solidão tem sido minha companhia, apesar dos amigos, mas é uma solidão tão minha, tão doce que ja estou me acostumando com ela.
Bom domingo
Clara

Jorge Bichuetti - Utopia Ativa disse...

Clara, solidão povoada de sonhos, poesias e recomeços; dão chão estrelado de magia. Um lindia, abraços com carinho, jorge

Vida Cigana disse...

"Quem vive a solidão com plenitude, conhece a dor e a magia de olhar-se no espelho."
Vida Cigana

Querido, após passar pela alegria de vencer junto a dor de se ver perder, pude banhar-me em águas profundas do sono e libertar-me do sonho alienante.
Quando isso ocorre, fico na busca de um conteúdo pra alma... música, cinema ou poesia.
Peço por favor que me informe o filme escolhido, que passará no dia 14 de maio, no nosso encontro da UPMSA.
Quem sabe posso preencher o vazio das madrugadas silenciosas que passo em Santa Maria com sua indicação.
bjs no coração.
Su

Jorge Bichuetti - Utopia Ativa disse...

Sumaia, que alegria vê´la cheia de encanto e encantada; a vida nos leva, basta deixar o vento nos conduzir nas corerentezas do devir.
O filme será amarcord de Fellini.
Abraços com ternura e carinho, Jorge