quarta-feira, 4 de maio de 2011

MESTRES DO CAMINHO: TONI NEGRI E JÓ, A FORÇA DO ESCRAVO...

                                            REFLEXÕES:

- " A tragédia investe o ser e a dor toca suas fibras íntimas. O desmedido não pode ser numerado e quando se tenta fazê-lo, a razão, fechando sobre si mesma, enovela-se e enlouquece." p. 29

- " Não mais quem é exploraso, mas quem não tem dinheiro; não mais quem é subordinado, mas quem não trabalha; não mais o operário, mas o ,arginalizado - tal parece ser, e asim foi definitifamente redefinida, a panóplia da exclusão. A exclusão é o mal. Um abismo no qual se é engolido - uma dimensão indefinível. Todas as relações sociais refletem este mal originário." p. 33

- " A ironia é um elástico que mantém unidos os separados." p. 95

- " A ideia de mediador é aquela de uma potência capaz de libertar-se do caos sem repetir o destino do poder." p. 112

- " Já a caridade não pode ser mensurada, pois nos faz participar da potência mesma do criar." p. 110

- "... para que a ética possa se dar é necessário percorrer  o caminho - são necessários  uma trajetória, um sujeito, uma coletividade ética." p. 139

- "Todos os grandes sujeitos do coletivos são formados pela dor... A dor é o fundamento democrático da sociedade política, na mesma medida em que o medo é o fundamento ditadorial, autoritário."

                                         TONI NEGRI. In: Jó, a força do escravo.

8 comentários:

Concha Rousia disse...

...'O desmedido não pode ser numerado' dessa frase se podia fazer um tratado, e mesmo assim nunca expressaria mais do que ela assim, sozinha... e a ironia, unindo os separados, isso me deu tanto para pensar, o meu é um povo irónico, sei que os povos colonizados desenvolvem uma especie de pano invissivel sob o que sobrevivem e o 'solonizador' (no meu caso a Espanha) não entende nada... mas mesmo assim, sem entender vai-nos apagando (ou até talvez por isso)
...e isto é já genial ( A ideia de mediador é aquela de uma potência capaz de libertar-se do caos sem repetir o destino do poder) porque tenho visto tantos amigos cometendo esse erro... é difícil não cometer, eu sei... mas só pode haver saída digna, e com vida, por essa frase... Maravilhosa seleção, estou a amar aprender de Negri no teu blog, abraço de ternura desde a Galiza.

Jorge Bichuetti - Utopia Ativa disse...

Concha, que retorno legal. Estive para não postá-lo, depois da labuta com o livro, pois, achei algumas frases complexas.
Sim, estamos convocados a refletir: a ironia como defesa e ela como rejeição; ambas, unem?... A necessidade de mediação para criar no caos , para uma clínica, é fundamental. Muitos fazem asneiras na vida e no cuidado, pois, caotizam para o nada.
Abraços com carinho; A tarde de visitarei ou agora mesmo, se não chegarem os que vem para consulta.
Um carinho abraço, Jorge

Concha Rousia disse...

...os meus não chegaram hoje a consulta (o urgente apraza sempre o importante rs)... é foi assim que eu pude chegar aqui cedo te ler... outro abraço de carinho, Concha.

Jorge Bichuetti - Utopia Ativa disse...

Concha, pressinto que sim. Aliás, fico sempre pedente: eles escapolem, nós na espera: tramas do cuidado.Abraços carinho, Jorge

Anônimo disse...

Dr. Jorge,
Andei meio sumida.As coisas aqui em casa vão envelhecendo devagar e o stress avançando.Gostei muito do que escreveu aqui, por último.O que o sr.acha? As donas de casa estão assistindo um outro rumo no trabalho.As domésticas, quando querem, saem do emprego, tendo a bolsa família assim como aproveitam também o seguro desemprego.E assim vão levando na boa.
Além da exigencia de salários.
Espero que esteja bem. Saudade, De

Jorge Bichuetti - Utopia Ativa disse...

Denise, um trabalho como outro... O importante é ver que possível aumentar a alegria e paz dee todos.
Abraços com carinho, jorge

Tânia Marques disse...

- "... para que a ética possa se dar é necessário percorrer o caminho - são necessários uma trajetória, um sujeito, uma coletividade ética." p. 139

Só precisamos definir o que vem a ser ética para uma nova trajetória, para um novo sujeito e para uma nova coletividade. Atualmente vivemos numa anti-égide burguesa, numa ética social que nos desampara, mas favorece a desigualdade, privilegiando apenas uma camada da população, e ainda por cima é tida como "natural" por todos. Viva a ética libertária!

Jorge Bichuetti - Utopia Ativa disse...

Tânia , vim para casa desalentado, depois de ver que ética é para muitos utilitarismo burguês.
ética é vida e vida libertária, dela eu necessito. Assim, vamos lutando. Abraços com carinho; Jorge