segunda-feira, 17 de outubro de 2011

BONS ENCONTROS: LEONARDO BOFF E SENTIDO DA COMPAIXÃO...

              Com-paixão
                     Leonardo Boff


Muitos estranharam que nessa coluna tivesse escrito que "sem compaixão (no sentido budista) não se combate a fome". Por que "no sentido budista"? Sim, porque compaixão, no sentido comum, possui uma conotação despectiva: é ter somente peninha, sentimento que rebaixa o outro, pois nele vê apenas a fome de pão e não também a fome de beleza. Poderíamos entender a com-paixão no sentido do cristianismo originário, sentido altamente positivo, que é ter miseri-cór-dia, vale dizer, um coração (cor) capaz de sentir os míseros e sair de si para socorrê-los. Atitude que a própria palavra com-paixão sugere: ter paixão com o outro, sofrer com ele, alegrar-se com ele, andar o caminho com ele. Mas essa acepção não vingou. Predominou aquela moralista e menor de quem olha de cima para baixo e descarrega uma esmola na mão do sofredor.
Diferente, entretanto, é a concepção budista de com-paixão. Ela tem a ver com questão básica donde nasce o budismo: qual o caminho que nos liberta do sofrimento? A resposta de Buda é: "pela com-paixão, pela infinita com--paixão". Na atualização do Dalai Lama: "ajude os outros sempre que puder e se não puder, jamais prejudique os outros" (O Dalai Lama fala de Jesus, Fisus 1999, pg. 214). Como se vê, nisso Buda coincide com Jesus.
A "grande com-paixão" (karuna em chinês) implica duas atitudes: desapego de todas as coisas e cuidado para com todas as coisas. Pelo desapego renunciamos à posse delas e aprendemos a respeitá-las em sua alteridade e diferença. Pelo cuidado nos aproximamos das coisas para entrar em comunhão com elas, responsabilizar-nos pelo bem estar delas e socorrê-las no sofrimento. Eis um comportamento solidário que nada tem a ver com a pena e a mera assistência. Para o budista o nivel de desapego revela o grau de liberdade e maturidade que possuo. E o nivel de cuidado, o quanto de benevolência e responsabilidade tenho para com todas as coisas. A com-paixão engloba as duas dimensões. Exige, pois, liberdade, altruismo e amor.
A com-paixão não conhece limites. O ideal budista é o bodhisattva, aquela pessoa que leva tão longe o ideal da com-paixão que se dispõe a renunciar ao nirvana e mesmo aceita passar por um número infinito de vidas só para poder ajudar os outros em seu sofrimento. Esse altruismo se expressou na oração do bodhisattva:" Enquanto durar o tempo, persistir o espaço e houver pessoas que sofrem, quero eu também durar até libertá-las do sofrimento". A cultura tibetana expressa esse ideal através da figura de Buda dos mil braços e dos mil olhos. Com eles pode, com-passivo, atender a um número ilimitado de pessoas.
A partir desta compreensão, podemos entender que sem com-paixão não se combate eficazmente a fome. Importa acolher o pobre como é, como um sofredor. E simultaneamente cuidar dele como a um co-igual.
A com-paixão no sentido budista nos ensina também como deve ser nossa relação para com a natureza: primeiro, respeitá-la em sua alteridade, depois, cuidar dela. Só então usa-la, na justa medida, para o nosso proveito.
À "guerra infinita" da demência atual, devemos opôr a "com-paixão infinita" da sapiência budista. Utopia? Sim, mas é a maneira melhor de mostrarmos a nossa verdadeira humanidade, feita de com-paixão e de cuidado

Nenhum comentário: