terça-feira, 8 de março de 2011

SOCIEDADE DE AMIGOS: POEMAS DE VIDA

                                                             POEMAS DE VIDA

Estes poemas , todos, estão no livro " Poemas de Vida"... Foram produzidos por usuários do CAPS-Maria Boneca. Um serviço substitutivo de Saúde Mental. onde a poesia e a arte, o amor e cuidado solidário tecem uma rede de liberdade e vida...


MINHA TERRA
                          Yara Andrade

Rachincho. Rio. Eu-criança.
Outras crianças...
Ciranda-cirandinha.
Brincar de roda,
boneca, papagaio...
Minha terra: brincar,
brincar e brincar...

Hoje, minha terra é
grande, triste e solitária.
Eu-sessenta anos...
Cabelos prateados,
rugas, passos lentos.
Cigarro, TV, minha cama.
Muita saudade...
Saudade de mim,
do tempo de criança.
Agora, minha terra? sonhar,
sonhar e sonhar...


FERNANDINS
Ricardo Gentil

Fernandins.
Gordo ou gordinho?
Seu roxo é gordo...
Mitocôcndrias, ovários
de fordinho!
O espermatozóide se
encontra
com a fêmea.
Aí, o grilo assobia.
Dois suicídios:
a noite dos esquecidos.


                           PASSEAR
                                           Rosa Emília

Dia de domingo,
eu sai para passear.
Bosque, a Mata do Ipê...
Anoiteci no cinema.
Uma janela para céu.
Domingo. Maravilhoso.
Um dia de passear.
Deles nós não esquecemos:
domingo de passear,
domingo de viajar.
Viajar e descobrir:
a naureza, os amigos...
Flores, cachoeira, patos,
astros e estrelas...
Domingo é quase festa
quando passear 
é um jeito de descansar...


  ... A loucura é o vazio da solidão de quem ama.   Aparecida dos Reis
                                      ***
Eu? Nós...
somos um emaranhado de cicatrizes e sonhos,
materializados na sutileza deum gesto. Tonin
                                      ***
Quem ama, ama pelo que é e não simplesmente pelo que deseja. Vinícius.
                                      ***
O amor é saber viver...
Cuidar, zelar...
Estar presente mesmo ausente. Terezinha
                                     ***
O amor é o pão nosso de cada dia.
... Quando um amor acaba, ele vira semente e, assim, sempre brota  outro amor. Divina.


                                                      

Nenhum comentário: