sexta-feira, 29 de junho de 2012

SOCIEDADE DE AMIGOS: NO UNIVERSO DA POÉTICA DE JOSIANE SOUZA

 POESIAS DE JOSIANE SOUZA                              
              
                            ÉCRRUM

A calçada tossiu e me acordou,
Aqui estou calçada nesta madrugada.
Madrugando minha calça, minha perna não, 
Ainda dorme nua.
Madrugada calçada, pronta para ir,
Pela calçada tossida,
Com a perna adormecida.
Tosse a madrugada na calçada,
Calço a madrugada com a minha tosse,
E a calçada dorme, eu não!



VER TI GEM EM ME

Tropeça os cílios na poça dos olhos.
Navega barcoíris no horizonte do globo
OCUlar.
Estria veia e mancha.
Incha pálpebra e arde.
Escorre nariz engolindo boca.
Rubra pestana
Crivo da testa
Rasga esses dedos pelas bochechas,
Plantando unhas no húmus da língua.
Olá?
Olá?
O
0
o
LÁ?
l6
6
Ah!
6h11h!


UMA HORA

A janela entreaberta
      Ventarola.
Na minha boca entreaberta
 A rua dorme lânguida. 
Cobrindo com sombras
Meu sono de dedos compridos.
A quina do muro é um véu
e voa.
Troca com o lençol
Acimentado
Na cama.
Meus lábios rachados
minados,
Explodem salivas infectadas pelos sonhos.
A noite é um varal de desejos secos
Amanhã ao escovar os pensamentos,
Recolherei-os, engomarei-os e vestirei-os.


Nenhum comentário: