domingo, 6 de março de 2011

DIÁRIO DE BORDO: SONHOS, LUTAS E CAMINHADAS...

                                                                         Jorge Bichuetti

A chuva persiste, mansa, porém, prolongando. O cheiro da terra molhada é uma oração viva e uma poesia concreta. Os pássaros andam agasalhados alhures, nalguma árvore amiga... Minha roseira se comoveu e começou a tecer um novo cacho... rosas branca, cheirosas, logo, alegrará o meu quintal... A Lua sempre me acariciando, sussurra sua irritação, afinal, não lhe tem sido fácil o regime de prisão domiciliar...
Eu ando feliz...  Meus livros e discos, filmes e blogs são tesouros de valor inestimável.
Já sonhei muito... Não com as utopias que permanecem me alimentando e iluminando meus dias...
Sonhos banais...
Funcionam na hora, mas não resistiam o tempo.
Quis ser um ermitão na beira do Rio Grande, onde viveria da terra e de poesias...
O trabalho de cuidar e as utopias vivas das lutas sociais me seguram na cidade.
Sou feliz... caminho, canto, escrevo poesias, converso com os amigos, mergulho nas canções e nos filmes...
" A vida leva eu"...Feliz e laboriosa.
Quando tendo entender minha felicidade, me vejo com tão pouco e, assim, silencio, pois não consigo justificá-la... Contudo, ela é real.
Penso que o grande divisor de águas se deu no ofício de cuidar. Ali, aprendi um novo amor: um amor sem espera, sem posse ou expectativas, sem cobranças e sem ciúmes... O amor amizade...
Meus amigos são estrelas que clareiam meus dias de abismo; e flores que perfumam minhas horas povoadas de sonhos e utopias. Partilhamos... Partilhamos a mesa posta, a roda e o violão, uma descontraída conversa e os instantes de dor e solidão.
Meus amigos são minha pátria... meu colo maternal... A cumplicidade e o companheirismo; a crítica suave e terna nos meus erros e a palavra animadora nos meus poucos acertos.
Somos coletivos... Uma sociedade de amigos...
                                                             ***
Revendo a vida, penso que preciso valorizar na minha felicidade a opção que fiz por uma vida de sonhos, lutas e caminhada..
Não se ergue os olhos, não se descruza os braços, não se foge da apatia, do comodismo e da alienação, longe dos sonhos, das lutas e da caminhada.
O sonho é a força da indignação que se rebela e se faz esperança...
A luta é o compromisso guerreiro de seguir de pé, ousando inventar o novo e destruir as forças fascistas e microfascistas que impedem na vida do povo sofrido e oprimido um novo tempo, um alvorecer...
E a caminhada é vida que tece, passo a passo, luta a luta, seguindo adiante; sem a necessidade de verdades prévias e de garantias de sucesso... Caminho.
No caminho, uma lágrima me afeta, luto...
No caminho, um coração dilacerada me chama, acolho-o...
No caminho, experimento novas vidas possíveis, e já, iniciamos a sua materialização nos espaços moleculares do nosso existir; sem perder a perspectiva de transformar o mundo.
Há os que caminham à procura de um diamante de sangue...
Caminho com meu povo, procurando junto um novo tempo, a rebeldia e a insurgência, capazes de devolver o brilho do sol como bem comum e a natureza como propriedade da vida que se realiza vida na multidão...
Firme e terno, caminho...
Firmes e ternos, caminhamos...
No caminho, a partilha, as trocas, a sustentação mútua, a ternura e o amor...a amizade com uma dança alegre, vida em movimento, é o abre alas da revolução.

DIA 12 DE MARÇO: MULHERES EM MOVIMENTO CONSTRUINDO A CIDADANIA
LOCAL: CASA DO MENOR CORAÇÃO DE MARIA... HORÁRIO: DAS 14 AS 16 HS
Minha conferência é As mulheres no movimento popular...

2 comentários:

Tânia Marques disse...

Andei lendo sobre a Universidade Popular, simplesmente fiquei em êxtase. Ameeeei. Queria poder participar, deve ter no Brasil inteiro, né? Por enquanto, ingressarei no Mestrado em Estudos Culturais em Educação na UFRGS. Serão dois anos na pesquisa. Quem sabe não enveredo a minha pesquisa para comprovar a importância da revolução cultural, política, humana, etc. que a Universidade Popular proporciona através dos temas transversais que ela aborda em teoria e prática de vida? Foi só um sonho, um devaneio, mas que mexeu nas minhas estruturas internas. Posso valher-me de textos do seu blog para a minha sala de aula? Tudo em rede, conexão máxima com a revolution. Beijos

Jorge Bichuetti - Utopia Ativa disse...

Tânia, tudo pode... Use... e me mande seus escritos, também...
Gosto do que escreve e da sua prosa.... e da sua arte.
Universidade Popular é um tema fascinante: transversaliza, democratiza, ermite o experimental, a potência da arte e tudo pensado e vivdo numa ética de direitos humanos e de caminhhos libertários... Vamos tentar neste semestre: a) funcionar com alegria e potência; b) constrir um site para trocas e produções sem distância e c)multiplicá-la com experiências em outros lugares, como se fosse campus, só que sem hierarquia...
a ideia da tese é maravilhosa, ppoucos tem estudado o que a vida quando esta se transversaliza...
Abraços, Jorge.
PS. Qto acabar o Carnaval pedirei ao Pierre que trabalha comingo como conversar no MSN e como usar a Câmera, ele, usa... eu não aprendi, sou dinosauro.