quinta-feira, 1 de setembro de 2011

BONS ENCONTROS: PALAVRA DOS MÁRTIRES DA CAUSA INDÍGENA....

CHICÃO XUCURU:
- " Para nós, a gente tem a terra como nossa mãe. Então, se ela é a nossa mãe, é ela quem nos dá o fruto de sobrevivência, ela deve ser zelada e preservada a partir das pedras, das águas e das matas. 
Os latifundiários, principalmente fazendeiros, madeireiros e garimpeiros, vêem a Terra como objeto de expeculação, pra vender e ganhar dinheiro, cercar a Terra e criar o gado, sugar o suor dos pobres, mas deixar o pobre morrer de fome, não só o índio como outras pessoas..."


MARÇAL TUPÃ'I:
- " Nós reclamamos a fome, a injustiça, a miséria e o sofrimento que esta civilização nos trouxe... Este é o país que nos foi tomado. Dizem que o Brasil foi descoberto; o Brasil não foi descoberto, santo Padre, o Brasil foi invadido e tomado dos indígenas...Esta é a verdadeira história...Nossos líderes são assassinados friamente por aqueles que tomam o nosso chão.
Meus irmãos, aquela corrente, rompida há séculos, temos de uni´-la de novo. Vamos nos conscientizar da união do Povo Indígena... Talvez muitos de nós devam escrever a nossa História Indígena com o sangue, mas um dia faremos o Vda da Vitória..."


SEPÉ TIARUJU:
- " Essa terra tem dono! Ela nos foi dada por Deus e São Miguel! Só eles tem direito de nos deserdar!"


Nenhum comentário: