terça-feira, 22 de março de 2011

DIÁRIO DE BORDO: O QUE ESTAMOS FAZENDO DE NÓS?...

                                                                          Jorge Bichuetti

A vida segue... As chuvas param e voltam. Meus compromissos de trabalho sempre me tomam grande parte do meu tempo. Não me atormento , pois, amo com paixão meu trabalho. Já Lua gosta de dias ensolarados, com amigos e canções... vive despreocupada. Nada lhe inquieta. Somente, um dia ou outro, que se põe vigilante, receosa de que os animais da rua venham e lhe tomem o posto, o seu lugar de princesa.
Andei conversando com amigos que partilharam comigo a vida nos anos que palavras como compromisso social, engajamento e militância, davam brilho e sentido às nossas vidas.
Nenhum de nós, nos reconhecemos alheios a este ideário de vida.
Trazemos Sartre muito presente. A vida não possui um sentido por si mesma, lhe damos sentido... Lhe colorimos ou a deixamos nublada e vazia.
Vimos , com desilusão, o mundo abdicando de valores e sonhos: a morte do sujeito e da história...
Parece que este contexto torna atualíssima a questão colocada por Michel Foucault: o que estamos fazendo de nós?
Vivemos e sobrevivemos, muitas vezes, alienados do sentido que estamos dando à nossa própria vida.
Não trata de recuperar a ideia de um sentido único e universal, que anule as singularidades, os sonhos e os sonhos de cada um...
Trata-se de questionar a vida que estamos vivendo e o que estamos fazendo de nós mesmos...
Somos conscientes do nosso modo de viver e existir?
O que nos faz brilhar os olhos? que sonhos alimentamos? o que andamos buscando?...
Por vezes, nos pegamos: consumistas, individualistas, sedentários, escravos da tecnologia, competitivos, mercantis, com valores dados pela mídia e totalmente servis ao ideal de enriquecer, possuir e descansar sobre baús de ouro e prata.
Somos felizes com a vida que levamos ou com a vida que nos leva sem que decidamos tomar o leme e os remos da nossa própria existência?
Dissociados da natureza, só a percebemos nas grandes catástrofes... E ela nos toca e nos afeta, diariamente... Vemos queimadas, bichos em extinção, poluição, clima intempestivo, diminuição da biodiversidade, desmatamentos... Ela toca e nos afeta; mas, parece que criamos pele de rinocerontes. Andamos insensíveis... Ou talvez o mais correto seja concluir que andamos egocêntricos, alheios às dores que não diretamente sentidas como nossas... Andamos descompromissados, desengajados, já não nos sentimos militantes com vocação de afirmar a vida e os sonhos.
Afastados do outro, nos assustamos quando o outro emerge numa tragédia... No entanto, o outro está do nosso lado... Na rua, nas notícias do jornal, nas ressonâncias do que vemos e ouvimos... Sabemos da fome e da miséria, do crack e da violência, dos direitos violados e da homofobia, da exclusão e das lágrimas que inundam a vida... Contudo, parece que não nos diz respeito... Está, longe... é do outro, do governo, e de quem seja, menos meu... assim, endurecemos, enrijecemos e atrofiamos nossa potência de amar e de se dar... Assim, caminhamos solitário... O outro e a humanidade vira uma abstração.
Um dia, acordamos... e vemos que tudo era nosso... descobrimos que o isolamento e o egoísmo são grandes ilusões; uma vez, que não conseguimos viver e sobreviver fora da natureza e sem o outro...
Aí, sentimos saudades de Sartre...
Sentimos porque descobrimos que estamos fazendo de nós... uma apatia cúmplice, um comodismo lucrativo e uma alienação de vida  vivida na contramão da própria vida.
Viver é construir... Construamos, então, o novo e a alegria, a partilha e a solidariedade, a compaixão e o amor, a paz e a cidadania; pois, a vida que é de todos, sempre nos encontra em alguma esquina...

6 comentários:

Tânia Marques disse...

Bárbaro, amo ler o teu diário de bordo, porque nele te vejo "despido" de qualquer tipo de alienação. Beijos

Anônimo disse...

Amigo, a vida vai passando e mudando como se sabe.
Muito daquilo que usamos no passado não nos serve mais.
O importante são os instintos. Eles são a verdadeira referência, e que nos acompanhará até o fim, se não deixarmos a realidade criada pelas palavras destruí-lo.
Mundo pode mudar para melhor. Cada um que faça a sua parte e temos os instintos para isso.
Não tenhamos medo da solidão. Temos um mundo bonito dentro de nós.
Abraços.

Jorge Bichuetti - Utopia Ativa disse...

Tânia, como eu me alegro de escrevê-lo, deixo fluir... como se dialogasse com as pessoas, com você e nossos amigos, Um carinhoso abraço, Jorge

Jorge Bichuetti - Utopia Ativa disse...

Amigo, há umtrabalho de Deleuze Instintose Instituições que penso que você gostaria muito. Sinto que lutamos pouco pelo belo que há em nóse na vida e na luta podemos... Este chamado de Nietzsche me encanta: o exercício da potência. Afirmação e produção criativa. Viver ativamente... Um grande dia e um carinhoso abraço, Jorge

Tânia Marques disse...

Tudo muito belo, demasiadamente belo, o que encontro por aqui. Beijos

Jorge Bichuetti - Utopia Ativa disse...

Tânia, hoje, irei fazer o grupo da Universidade; depois, irei navegar.... estou com saudade de tuas postagens e de tuas imagens, musicalidade e vida poetizada na harmonia de quem se permitiu devir carinho...
Abraços, Jorge