quinta-feira, 10 de março de 2011

BONS ENCONTROS: SOBRE A ARTE E A VIDA

         SOBRE A POESIA
                     Tânia Marques

Poesia é arte, arte é poesia. O poema apresenta poesia e a prosa poética também. Além disso, podemos ver poesia nos pássaros, na natureza, na vida, nos nossos pensamentos, nas nuvens, na lua, no sol, na chuva, nos nossos sonhos. Poesia é um estado de alma, é a expressão do eu-lírico, poesia é apoio, é desabafo, é gratidão. Poesia é emoção, é liberdade de expressão, é liberdade de escrita, poesia é agenciamento, é devir, é mágica, é transmutação. E viva a poesia!...


                                  REFLEXÕES:

"Todas as artes contribuem para a maior de todas as artes, a arte de viver." (Bertold Brecht)

 "A finalidade da arte é dar corpo à essência secreta das coisas, não é copiar sua aparência." (Aristóteles)

"A grandeza de uma obra de arte está fundamentalmente no seu caráter ambíguo, que deixa ao espectador decidir sobre o seu significado."
(Theodor Adorno)

"A arte é a forma mais intensa de individualismo que o mundo conhece."
(Oscar Wilde)
 
  "A emoção estética deixa o ser humano num estado favorável à recepção de emoções eróticas. A arte é cúmplice do amor. Tire o amor e não haverá mais arte." (Remy de Gourmont)

"A arte vence a monotonia das coisas assim como a esperança vence a monotonia dos dias." (Gilbert Keith Chesterton)

 "A arte é a mentira que nos permite conhecer a verdade." (Pablo Picasso)

 "A arte é a assinatura da civilização." (Beverly Sills)

"A coisa mais bela que podemos experimentar é o mistério. Essa é a fonte de toda a arte e ciências verdadeiras." (Albert Einstein)

"A arte da vida consiste em fazer da vida uma obra de arte." (Mahatma Gandhi)
 "Só admito que uma coisa não seja natural: a arte." (André Gide)
 "A vida bate e estraçalha a alma e a arte nos lembra que você tem uma."
(Stella Adler)
 "A arte saiu da caverna e caminha em direção ao divino. É o Deus que há em nós, a grande mola que propulsiona o homem para a frente e para cima."
(Olga Savary)

"A arte é um compêndio da natureza formado pela imaginação."
(Eça de Queiroz)

"Não é possível estar dentro da civilização e fora da arte." (Rui Barbosa)

"A arte é uma revolta contra o destino." (André Malraux)
  
"A arte alimenta-se de ingenuidades, de imaginações infantis que ultrapassam os limites do conhecimento; é ai que se encontra o seu reino. Toda a ciência do mundo não seria capaz de penetrá-lo." (Loinello Venturi)

 "A arte é a contemplação: é o prazer do espírito que penetra a natureza e descobre que ela também tem uma alma. É a missão mais sublime do homem, pois é o exercício do pensamento que busca compreender o universo, e fazer com que os outros o compreendam." (Auguste Rodin)

 "A arte é feita para perturbar; a ciência tranqüilizar." (Georges Braque)
  
"Toda a obra de arte é uma personalidade. O artista vive nela, depois dela ter vivido longo tempo dentro dele." (Vargas Vila)

 "Religião e arte procedem da mesma raiz e são parentes próximos. Economia e arte não se conhecem." (Willa Cather)

 "Os espelhos são usados para ver o rosto; a arte para ver a alma."
(George Bernard Shaw)

"A arte é uma magia que liberta a mentira de ser verdadeira." (Theodor Adorno)

  "O artista não é um tipo diferente de pessoa, mas toda pessoa é um tipo diferente de artista." (Eric Gill)

  "É preciso ter o diabo no corpo para alcançar êxito em alguma arte." (Voltaire)


                           Arte 

                            Amauri Ferreira

O artista se alimenta de imagens e de afetos para materializar suas idéias na sua obra. Ele parte do que é efetuado para, através da experimentação, criar algo capaz de engendrar novas imagens e sensações naquele que frui uma obra sua. Desse modo, a arte serve às mais elevadas necessidades da vida humana. Não há nada para ser interpretado, nada para ser julgado, pois, afinal, a natureza é inocente demais para ser julgada. A obra de arte é para ser sentida, experimentada, para provocar os indivíduos a sentirem de outro modo, para conhecerem novas imagens, para agirem de acordo com suas tendências, interrompendo temporariamente a ordem parasitária dos seus corpos – assim eles são coagidos, através da arte, a considerar presentes estranhas sensações que mudam a vida deles para sempre. Certamente, não cabe nenhum discurso inflamado, mas outra coisa que acontece de modo subterrâneo: revolução. A arte sempre foi revolucionária e sempre será, por isso ela é tão indesejada pelos horrorosos homens de poder. Ela liberta pensamentos, atrai os indivíduos para uma face da realidade que é ignorada enquanto estão habituados a julgar a vida a partir das imagens e afetos que têm consciência. Mas ao contrário de quem julga, o artista faz das imagens e dos afetos os seus alimentos para que suas obras possam permitir que o homem comum conheça essa face da realidade que é anterior à imagens, isto é, a face da produção ininterrupta das coisas que temos consciência. O encontro com a obra de arte ativa forças desconhecidas no homem e por isso ela é sempre necessária em cada dia que vivemos.

2 comentários:

Tânia Marques disse...

Obrigada pelo espaço mais uma vez. Esse post foi surpresa. Que lindo o que o Amauri Ferreira escreveu sobre a arte. He is the best! Vou levar o post para o meu blog também. A arte é libertária e necessária "para provocar os indivíduos a sentirem de outro modo, para conhecerem novas imagens, para agirem de acordo com suas tendências, interrompendo temporariamente a ordem parasitária dos seus corpos". Lindo isso! Jorge, obrigada pela sua amizade adorável. Posso publicar aquela tua entrevista em um dos meus blogs? Beijos

Jorge Bichuetti - Utopia Ativa disse...

Tânia, quando vi seu cmentário não tive dúvida, formava um texto... com muita ternura... aí, imaginei o texto compondo-o.
Lhe sou muito grat por tudo que partilhamos e pelo que vamos construindo no entre...
Um entre suave e terno, de amizade e arte.
Abraços, Jorge