sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

MESTRES DO CAMINHO O POVO DO EGITO

O POVO EGÍPCIO, VALENTE E PERSISTENTE, DERRUBA EM 18 DIAS DE MANIFESTAÇÕES DE RUA A DITADURA DE MUBARAK...


                              






                                     PRÓVERBIOS POPULARES:

"A montanha mais sólida, como o tempo,
sempre acabará convertendo-se em areia."

"Escuta, filho meu, a lição de teu pai e não desdenhes dos
ensinamentos de sua mãe, porque serão uma coroa de gloria em
tua cabeça e um colar em teu pescoço."

"Guarda-te de roubar o oprimido e de afligir o incapacitado."

"Há espinhos e pedras no caminho do homem tortuoso:
o que cuida dele mesmo, se afasta delas."

"Mais vale ser pobre e honrar ao Senhor, que ser rico e viver angustiado."

"Melhor a pobreza na mão de Deus, que riquezas pesares."

"Melhor é o pão, quando o coração está ditoso, que riquezas com pesar."

"Mergulha no Nilo o homem afortunado, que voltará
com o peixe na boca."

"Não abuses do pobre por ser pobre, nem oprima ante os juízes o indefeso."

"O coração não criou o ódio; as palavras o criaram."

"O homem precavido vê o mal e se esconde,
os incautos seguem adiante e pagam."

"O rico e o pobre tem isto em comum: o Senhor aos dois os criou."

"Ouvir é precioso para quem escuta."

"Por maior que seja, todo deserto sempre se acaba."

"Premio da humildade são o temor ao Senhor, a riqueza, a honra e a vida."

"Vale mais o bom nome que muitas riquezas e, ser estimado,
vale mais que a prata e o ouro."

"Vale mais o pouco ganho honradamente, que o muito ganho de forma
injusta forma injusta."


                            POEMAS EGÍPCIOS

"Ó meu amado, como é doce ir ao lago,
banhar-me à tua vista, mostrar-te a minha beleza,
quando o meu vestido do mais fino linho, de um linho digno
de uma rainha,
se molha para se ajustar a cada curva do meu corpo.
Eu estou na água muito antes de ti
e regresso para junto de ti com um belo peixe vermelho
escondido na minha mão.
Vem e olha-me!"




 canto do egito - Salah Jahin
Agora, crianças,
Repitam comigo:
Dar
Tomar
Bombardear
Matar
MATAR!
A lição terminou,
Apanhem seus cadernos manchados de sangue.
Pois dentro do Palácio das Nações Unidas
Há um concurso de Pintura Infantil…
… Agora. Consciência Mundial, diga-me, minha cara,
Que pensa dessas manchas vermelhas?
São de uma menina egípcia de tez tostada pelo sol
Que era na minha classe a mais brilhante…
… Um crocodilo
Com milhares de patas
Em um mundo que fervilha de fantasmas,
Um mundo omisso
Que silencia diante da trama diabólica…


Na lembrança (Samih Al-Kassim)
Enquanto eu possuir um pedaço de terra,
Enquanto eu possuir uma oliveira,
Um limoeiro, um poço, uma recordação,
Enquanto o árabe ainda for falado
No folclore e na poesia,
Travarei, em face dos meus inimigos,
Em nome dos livres
_ Trabalhadores, estudantes e poetas _
Uma guerra devastadora
Contra os inimigos do sol.




Solidariedade alegria! o povo egípcio na rua encontra liberdade...

Nenhum comentário: