quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

MESTRES DO CAMINHO: WALTER BEJAMIN E A PÓS-MODERNIDADE

- "Quanto mais esquecido de si mesmo está quem escuta, tanto mais fundo se grava nele a coisa escutada."

-  "Nunca ninguém se torna mestre num domínio em que não conheceu a impotência, e, quem aceita esta ideia, saberá também que tal impotência não se encontra nem no começo nem antes do esforço empreendido, mas sim no seu centro."

-  "Só conhece realmente uma pessoa quem a ama sem esperança."

-  "Um acontecimento vivido é finito, ou pelo menos encerrado na esfera do vivido, ao passo que o acontecimento lembrado é sem limites, porque é apenas uma chave para tudo que veio antes e depois."


-  "O tédio é um tecido cinzento e quente, forrado por dentro com a seda das cores mais variadas e vibrantes. Nele nós nos enrolamos quando sonhamos."

-  "A verdadeira imagem do passado perpassa, veloz. O passado só se deixa fixar como imagem que relampeja irreversivelmente, no momento em que é reconhecido."

-  "Não há Messias enviado do céu. Somos nós o Messias; cada geração possui uma parcela de poder messiânico e deve se esforçar por exercê-la."



SE DESEJAS PARTICIPAR DO PROCESSO DE PRODUÇÃO DE VIDA E CONHECIMENTO NA UNIVERSIDADE POPULAR JUVENAL ARDUINI, DE UBERABA, BASTA, POSTAR SEU DESEJO NESTE BLOG... EM QUALQUER POSTAGEMMM. TUA COMPANHIA  IRÁ NOS ENRIQUECER...

 UM NOVO CONHECIMENTO: UM SOL NA ESCURIDÃO, DESTA NOSSA VIDA DE CINZAS E DESILUSÃO...

                                  A PARTILHA É LUZ NA ESCURIDÃO....

2 comentários:

Guilherme disse...

Eta, Nois.

As velocidades desta uniVERsIDadE, ja estao afetando o coletivo uberabense e aos andarilhos de um novo por-vir que povoam o blog.
és necessário luta, sabedoria, e desburocratização para romper com o instuído academido científico que enuncia o conhecimento e as normas e condutas.
Creio na força que este coletivo esteja produzindo...está ressoando aqui em Assis...600km de uberaba..
Quão a vida vale? Vale caminhada,a produção...o processo...
Assim como surgiram o CAPS,e desinstitucionalização da loucura, uma universidade popular nasce como uma arma branca, em meio ás praticas academicas estruturais..Penso aqui agora..como seria uma "tese" de mestrado, com uma intervenção esquizodramática no próprio instituído academico...uma loucura?não!Saúde,Singularidade,Confiança,Parceria,audácia,Prudencia, E bem vindo novo mundo.
Criar planos de consistencia sozinho..é quase impossível...com o coletivo de uma "universidade" é mais sedutor arriscar...sem precisar se matar...
alianças estratégicas se fazem necessárias para não ser bombardeadas por aqueles que consomem viciadamente a repetição e a objetivação.
Criar dispositivos para estar entre o instituído, de modo suave e corrosivo, creio que seja um dos inumeros prédios estriados que irão enfrentar.
Coragem.
Agenciamento de vida afectuosa e autentica em desejos que até então ficavam massificados á logica capitalistica.
Para finalizar, farei uma bricolage musical que me encanta e e e e e e e e
" Há quem sambe diferente, noutras terras, outras gente, num batuque de matá.Batucada reuni vossos valores, pastorinhas e cantores, Expressão que não tem par"..."Oh NOSSA UNIVERSIDADE POPULAR"N.baianos./G.ELIAS.

Abraços Jorge.cOnte comigo Na caminhada.
GUIlherme Elias

Jorge Bichuetti - Utopia Ativa disse...

Querido amigo Guilherme, poeta da loucura e do por-vir, vamos caminhando e esta é uma nova alvorada, povoada de sonhos, com experimentações vivas do próprio homem-devir... que não somos... mas que nos sentimos convocados a viver no próprio existir da vida partilhada com o povo e as utopias... de belas liberdades onde o saber se forme na chama da caminhada, nas lutas e nas jornadas das floradas do devir...
A universidade popular, Upop, anda com os ventos, baila com as estrelas e amanhece com todos que a quereirem construir..
Vamos juntos neste sonho...
De uma nova utopia: saber partilhado e reinventado nas chamas da paixão...
Abraços, Jorge