domingo, 6 de fevereiro de 2011

DIÁRIO DE BORDO: UM CAVALO ALADO TRAÇA HORIZONTES...

                                                                   Jorge Bichuetti

Amaneceu... O sol, preguiçoso e tímido, não se ergueu no horizonte...
Sinto sua falta; porém, compreendo-o... Eu, também, ainda nem fiz o café.
Escrevo, penso... Lentamente, retomo a vida...
" Viver é perigoso"... Diria, deliciosamente, perigoso.
" Navegar é preciso" Atreveria, gritar: eu desejava poder voar...
Borboletear pelo infinito... Ser amigo e companheiro de um bando de passarinhos...
A vida sse constrói com caminhos, desejos, páginas de um livro, já envelhecido e esquecido num canto da estante, cantigas, boa prosa e sonhos.
Na existência, temos tribos, tesouros, experiências, amores, passados , presentes e futuros,uma conta nobanco, um emprego e uma casa, roupas e viagens.... Temos tanto, porém, o que faz a diferença, de verdade, são os amigos.
E, hoje, domingo, um dia de melancolia e solidão; um dia montevideano, acordo e não o sol; mas, alegre, sonho... Acordei e me despertei com a voz doce e companheira de uma amiga, dizendo-me" Um cavalo alado traça horizontes"  ( Marta Rúbia)
Já não me sinto incomodado com a escuridão... Uma luz se acendeu... E, cheio de esperança e fé na vida, olharei, para o dia que começa, forte na fortaleça da amizade, e cantarei:
Voarei... quem sonha fabrica suas próprias asas...
Desbravarei novos horizontes... Pois, quem luta e luta, sonhando, mora na terra do amanhã.
E tomarei meu café... Beijarei a Lua... Com um milhão de carinhos, a conquistarei para que ela me permita a brincar, reaprendendo com suas meigas travessuras a ser, de novo, simplesmente, uma criança...
                                                          ***
Roberto Tikanori é novo Coordenador Nacional de Saúde Mental. Renova-se a esperança de que possamos ser uma sociedade sem manicômios...
FHC pede a oposição que gritte com Dilma... Contudo, não diz o que... Surgiu alguma ideia ou será, somente, a seriedade serena da presidenta que se revela um fato inusitado; normamente, os presientes gritam muito e trabalham pouco...
Hosni Mubarak diz que ele mesmo fará a transição... Não escutou a voz do povo; me parece que teremos que apelar na corte divina e vê se Deus não dá uma mão e o entrega aos quintos... Já são muitos os cadáveres acumulados nos ombros desta nefasta ditadura.
Chávez não pode realizar seu programa matinal... Está sem voz... Respeito-o... mas acho que le poderia ser prudente e a economizá-la...
E, assim, o mundo gira...
Um dia, acordaremos e veeremos a manchete tão esperado: o sonho venceu; o mundo mudou e renasceu um mundo novo.
Esperemos, sonhando...
Esperemos, lutando...
                                                        ***
... Não deixemos o mau-humor nos impedir de celebrar o rico que é a bênção da amizade.
Na escuridão, é uma chama que clareia e aquece, da vida e luz.
Nas nossas quedas, é mão estentida que noslevanta, abraço-nos e nos sutenta, para que reomar a nossa caminhada.
Companhia. Cumplicidade. Ternura. Compreensão. Perdão. Compaixão...
Na cruz, quando todos se foram... O Cristo os teve... João e as Marias, ali, diziam, que se nasce no caminho da vida a flor reluzente da amizade, da dor e na alegria, já não espaço para o império da solidão...

2 comentários:

paulo disse...

....então leio:

"...Já não me sinto incomodado com a escuridão... Uma luz se acendeu... E, cheio de esperança e fé na vida, olharei, para o dia que começa, forte na fortaleça da amizade, e cantarei:
Voarei... quem sonha fabrica suas próprias asas..."

isso foi como água no deserto. aqui,ironia: o mar parece juntar todos os ouros de SALOMÃO , partindo o sol em bilhões de luzes que tenta dividir com todos.Por um instante vejo, mas não enxergo.Há escuridão. Lembro-me então do seu poema-ilustração do cego. Abro um olho. Vou pra casa meio meio sem graça, e então vejo o acalento do seu texto. Abro outro olho. Vou agora para o mar. agora! montarei sua espuma, voarei no vento das caravelas, refarei meu dia!!!
O que era virtual, meu amigo tornou real. vamos remar!!! paulo

Jorge Bichuetti - Utopia Ativa disse...

Paulo, querido poeta e guerreiro das utopias libertárias, a caminhada é, assim, caímos no desalento ena desilusão;;depois, nos rerguemos e vemos o sol e o mar... a beelea davida e os encantos dos bons encontros... Voltamos à estrada, cheios de fé, coragem, alegria e esperanças para, novamente, sonhar e mar, navegar e lutar.. Assim, desbravamos horizontes... e semeamos e nós e no mundo a potência dos alvoreceres.
Abraços, Jorge