quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

UNIVERSIDADE POPULAR, PRÁTICAS LIBERTÁRIAS E UTOPIA ATIVA

                                                               Jorge Bichuetti

A Universidade Popular nasce com uma destinação histórica. Não é, numericamente, uma escola a mais... É uma nova escola.
Coletivos e indivíduos, transversalmente, a inventam na própria caminhada.
Ela é um espaço de trocas, diálogos, produção de conhecimentos e práticas de afirmação da vida...
A educação, quase sempre, é tecnicista, neutra e reprodutiva.
Ela é um espaço de compromisso e engajamento com o povo e suas dores, sonhos e utopias...
Visa a mudança e o novo...  A inclusão social e a cidadania... Os direitos humanos e o direito à diferença...
Se inventa pautada numa nova ética... Uma nova pedagogia... Uma nova forma de ver e caminhar nas veredas do trabalho, da arte, da educação, da relações sociais e do próprio modo de existir...
Assim, ela é um dispositivo... Uma máquina de agenciamento de um novo modo de ser e existir, um processo de produção de sibjetividades livres.
Persegue, deste modo, a formação de novas práticas: práticas libertárias... Práticas de cuidado e acolhimento, de alegria e liberdade, de consrução no dialogo e de humanização do trabalho e da própria vida.
Pensa o homem e o mundo numa perspectiva da utopia ativa de que um outro mundo é possível e necessário...
                                                        ***
Voltamos, aqui, a noticiar a re-construção da Universidade Popular Juvenal Arduini de Uberaba...
Já estamos na caminhada: iremos organizar as disciplinas e espaços de troca do primeiro semestre... Funcionaremos uma vez por mês... sempre no terceiro sábado de cada mês.
Pedimos a todos a que a divulguem...
Basta para sugerir discipinas ou se matricular como aluno, posar um coment´rio neste blog...
Já foram enunciados na primeira plenária vários campos que ela abordara neste seu recomeço, ampliando-se com a chegada de novas ideias e demandas...
Os campos são:
- práticas clínicas;
- práticas sociais;
- práticas pedagogias;
- arte, cultura e comunicação;
- filosofia e política;
- ecologia, economia solidária e redes sociais;
- intervenção na comunidade;
- e ética...
Nosso sonho é coletivo e de partila... Funcionaremos coo uma ONG, de cárcter público não-estatal, apartidária e devindo-se, no processo, uma sociedade amigos... Pela vida e pela liberdade...
Partilhemos, amigos, este sonho...
Um sonho de vida e libertação...


OBSERVAÇÃO: SUGESTÕES DE DISCIPLINAS PARA ESTE PRIMEIRO MOMENTO ATÉ O DIA 25/02/2011.
PRÓXIMO ENCONTRO: 19/03/2011...
CONTAMOS COM VOCÊ,
CARINHOSAMENTE, JORGE...

19 comentários:

Retiro Terramour disse...

JORGE SE FOR COMO A UNIVERSIDADE DA PAZ CRIADA PELO PIERRE WEIL QUE NÃO TINHA EXIGENCIA DE ESCOLARIDADE E BUSCAVA O CAMINHO DA UNICIDADE EU ESTOU NESTA NO DIA19. PRECISO SABER QUAL É O ENDEREÇO E SE SEREI ACEITA. SE VOCE NÃO SABE CREIO QUE ESSE É O DIA DA ENCHENTE DE SÃO JOSÉ, E EU QUERIA LOGO FAZER A MINHA RESERVA PORQUE SENDO EM SUA COMPANIA A ENCHENTE É CERTA. UM BEIJO SANTUZZA

Gabriela Costa Araujo disse...

Olá Jorge me interessei por diversas áreas que serão trabalhadas na Universidade Popular, principalmente de filosofia, política e arte.
Abraço
Gabriela Costa Araujo

Jorge Bichuetti - Utopia Ativa disse...

Santuzza e Gabriela, será uma vida de produção sem pré-requisitos, basta o desejo e o sonho...
O próximo encontro está marcado para o seguinte endereço: Rua Capitão Domingos, 1079...
Já, então, começaremos, sem muita burocracia, esta bela caminhada pela sol de um novo dia...
Ai, faremos as opções das disciplinas ofertadas... Digo: estejam atentas , pois ao longo do mês, vamos anunciando, porém , no próprio dia, se poderá fazer as escolhas elegidas...
Abraços, vamos nesta caminhada... renovar nosso horizonte e aluz da própria jornada...
Jorge...

Marta Rezende disse...

Oi Jorge querídissimo, se precisar, conte comigo em filosofia, política e arte. Não tenho nenhuma sabedori nem muito tempo e estou longe, mas talvez possa participar de alguma atividade pontual. No desenrolar, vc me diz.

Uns tempos atrás andei dando oficinas de elaboração projetos para grupos comunitários. Chama-se " O mundo não está pronto, nós podemos inventá-lo". Uma oficina simples, de fim de semana ou de uma semana inteira, dependendo das necessidades e condições de tempo do grupo. Talvez a gente possa fazer aí. Se vocês gostarem da idéia, podemos agendar. Mas tem que ser com antecedência grande porque, vc sabe, tô enrolada até as tampas.

Tô aqui firme no estudo da digramática deleuzeana. Agora, com Francis Bacon. Maravilha. Detestava essa pintura . Agora tô adorando.

beijo poeta, vc tá cada vez mais poeta. Verde que te quero Jorge que te quero Rosa que te quero Bluechuetti. Olhos enluarados.

M

Jorge Bichuetti - Utopia Ativa disse...

Marta, vamos precisar muito... Não tenho dúvidas, e, com certeza, gosto e me tranquiliza a ideia de poder recorrer aos seus cuidados e cooperação.
Tudo é uma loucura...
Veja: fiz um artigo singelo sobre a morte do eu... Para torná-la palatavem a maoiria, passeei por um recoorido, do cristianismo primitivo a Deleuze-Guattari, contudo, assim, com estta tática, muitos o leram, somente, como um artigo de glorificação das fés: no caso, Jesus e o Zen Budismo...
Na Upop, vamos ter um cuidado preciosa, pois pela demanda deve começar umas 20 disciplinas...
Muitas ideias, um processo de conexão do coletivo...
Vida... Vida pulsante...
Contarei com você.... Vamos trocando....
Abraços, minha flor do devir....
Abraços, Jorge

Marta Rezende disse...

Sim Jorge, está ótimo assim. Vou sugerir então uma pra pensar: não usar mais a palavra disciplina. Inventar outro nome!!! Aliás, repensar a linguagem educacional é uma linha de fuga muito interessante para educação libertária rizomática. Aluno= aquele que não tem luz!!! E por aí vai, a linguagem das prisões , dos exércitos , da fábrica etc. Linguagem dos estratos. Nesse sentido, sugiro a universidade popular viajar pelo universo de Nietzsche e a linguagem (metáfora), D&G e a linguagem (palavra de ordem) . Viviane Mose é uma nietzschiana, educadora, poeta e uma mulher fantástica. Ela tem um livro belissímo "Nietzsche e a linguagem". Há também esse programa fabuloso do Café Filosófico que Mose fez com Giacóia Jr. Se não viu, vai o link: http://www.cpflcultura.com.br/site/2010/07/21/o-pensamento-oswaldo-giacoia-jr-2/
Infelizmente, o link é para uma versão editada que piorou bastante o original. Há o som do original na internet, mas me esqueci onde. Quando achar, enviarei. O Giacóia também está muito ligado à educação. Ele não é deleuzeano ("ninguém é deleuzeano", já disse a Rolnik), é na vertente Nietzsche_Heidegger. Aliás, ótimo tempero para a sopa brasileira. Gosto muito dele também. Tô sendo ouvindo sua palavra, lendo seus lindos livros. Ele tem também, via Heidegger, uma ligação com o zen budismo, que eu aprecio muito porque gosto muito da meditação zen, o zazen, que pratico com modéstia.
Enfim, Viviane Mose. Uma linha de fuga para a UPop. Essa é mesmo do Espirito Santo. Amo essa mulher e seu destemido amor à vida.
beijo
Marta

Jorge Bichuetti - Utopia Ativa disse...

Marta, bingo... Me parece fundamental a mudança dos nomes, pois eles trazem uma visão, um estriamento...
Já vamos começar... e nos ajude também nisso...
Abraços, Jorge
Com desejos de bom papao com sol, brisa e cantigas...

Marta Rezende disse...

Vai chegar o tempo desses desejos leves e tropicais: sol, brisa, cantigas. Agora, querido, tô na imersão do trabalho. Trabalho que tem também seus sóis, brisas e cantigas e até mesmo cachaça. Dionísio trabalha nas horas vagas, ajudando Platão.
beijo
M

Jorge Bichuetti - Utopia Ativa disse...

Marta, trabalhe muito... ando muito dionísico, porém, amando a potência do trabalho-desejo-vida... Tanto que desisti de escrever, pelo menos , temporariamente um atigo sobre o devir macunaíma...
As imersões mereciam um lugar pardisíaco...
Caetaneemos a vida...
Deleuzeemos os sonhos...
No trabalho, um pouco da alma apaixonada e errante de Guattari...
Beijos, com imenso carinho...
Suor e cachaça...
Jorge

Renata Medeiros disse...

Jorge, boa tarde!
Parabenizo a você e, a todos que estão trabalhando junto a esse belíssimo trabalho na Universidade Popular. Estou concluindo minha Graduação em Pedagogia e, independente disso, acredito muito no progresso social e nas boas mudanças que podem surgir do interior dos indivíduos. Sugiro algumas disciplinas:
SOCIOLOGIA (Desde Comtè até Strauss)
HISTORIA (Revolução Política Brasileira)
LITERATURA (Todos os poetas que fazem parte da construção da nossa história e lutaram junto a liberdade de expressão)

Espero que alguma dessas ideias seja útil. Sucesso e felicidades Jorge.

ABRAÇOS,
Renata Medeiros (Frutal/MG).

Jorge Bichuetti - Utopia Ativa disse...

Renata, suas ideias são excelentes, todas serão levadas na caminhada de concretização deste sonho...
Esteja junto nesta empreitada de sonhos e de criativas produções...
Este é um espaço de ternura, liberdade e amizade... Apareça sempre,
Abraços, Jorge

Unknown disse...

Bom Dia Jorge,

Meu nome é Loren, sou de Araxá, trabalho no Ambulatório de Saúde Mental da cidade, acho incrivel e me interesso cada dia mais por esse tema. Acompanho seu blog, me faz um grande bem ler palavras tão lindas que nos fazem sonhar......Li em seu blog semana passada sobre a Universidade Popular, muito interessante Jorge, fiquei bastante impolgada, porém dia 19/03, o dia que acontecerá o proximo encontro, tenho um compromisso muito importante, então gostaria de saber se posso participar apartir do 2º encontro. Adorei os temas, e estou bastante curiosa quanto a eles.

Muito Obrigada!

Abraços,

Loren.

Jorge Bichuetti - Utopia Ativa disse...

LOREN, SEJA BEM-VINDA... NÃO HAVERÁ ESTE PROBLEMA... APENAS, PEDIMOS QUE AS PESSOAS JÁ SE INSCREVAM NO BLOG COMO SEGUIDORES, PARA QUE POSSAMOS TER UMA IDEIA ORGANIZATIVA, E IR ENVIANDO INFORMAÇÕES... ESTA SEMANA MESMO IREI POSTAR ALGO SOBRE A UNIVERSIDADE POPULAR... TANTO O BLOG QUANTO A UNIVERSIDADE POPULAR SÃO GRATUITOS. LOGO, TEREMOS UM SITE DA PR´´OPRIA UNIVERSIDADE.
ABRAÇOS, COM CARINHO, JORGE

Evacira disse...

Jorge querido,

Acompanho a tempestade de ideias sobre a Universidade Popular Juvenal Arduini. Sou aprendiz. Não detenho militâncias cristalizadas como as do grupo entusiasta. Estou em busca, quem sabe o todo me desperta. Estou presente. Isso sim.
Bem postado a sugestão de Marta Rubia sobre a denominação "disciplina", sugiro que pense entre outros conceitos a utilização do termo conteúdos.
Bjos com girassóis. Evacira Coraspe - Uberaba-MG

Jorge Bichuetti - Utopia Ativa disse...

Evacira, você sabe muito e guarda uma brilhante e rica experiência...
Eu , muitas vezes, que não sei, porque não li e esqueço das coisas que aprendi com o meu próprio coração.
Para substituir a ideia de discipçina, pense em algo, assim, como: ESPAÇOS DE PRODUÇÃO...
Vamos inventando juntos no caminho, nóse os girassóis...
Abraços com ternura e carinho, Jorge

alzimara disse...

JORGE,voltei de uberaba PARA FRUTAL com o coração prenchido de felicidade por ter compartilhado de um momento tão importante..pessoas unidas por um desejo tão bonito..
Me sinto uma menina diante de tantas coisas que ainda preciso aprender,mas com certeza os melhores mestres estarão a me ensinar.Preciso aprender!!
Gostaria de participar das aulas sobre ecologia,economia solidária e produção de vida.
"No canto do meu olhar uma pocinha se formou...
Escorreu um pouco ..escorreu o amor,
a saudade,entretanto,escorreu do canto
E meu olhar ficou assim,sem encanto com o pranto no canto."
.ALZIMARA.
Obs:Jorge,eu não sei fazer poemas,mas tudo o que tenho escrito ultimamente tem preenchido com muita ternura um espaço que precisou ser "esvaziado".
MESTRE,um beijo no seu coração e um cheiro para a LUA...

Jorge Bichuetti - Utopia Ativa disse...

Alzimara, sua presença irá enriquecer nossos encontros e juntos numa caminhada de aprendizagem e sonhos, partilha e luta, con-vivência e ternura, vamos descobrir novos devires e um novo -por-vir...
Seu carinho chega num momento de perguntas e organização e isto nos torna vulneráveis, é um momento de muita solidão... Veio como o orvalho sobre as folhagens do chão que se cabsarram com longo dia, e necessitam de carinho para a própria renovação.
Abraços, Jorge

Marcos disse...

Fui à reunião de vocês hoje e, adorei... Achei a idéia muito legal. Principalmente por apresentar a arte como algo tão importante quanto a ciência. Um resgate da arte na vida do homem é nada mais nada menos, para mim, um passo para a evolução. Aguardo em meu e-mail novas notícias e me coloco a disposição para o que vocês precisarem. Não tenho muito a oferecer, mas o que for oferecido podem ter certeza que será de coração.

marcosdecordova@yahoo.com.br

Um beijo no coração de vocês...

Marcos

Jorge Bichuetti - Utopia Ativa disse...

Marcos , a universidade popular é um caminho de aprendizado com solidariedade e alegria... Sua presença e cooperação será sempre fonte de alegriae vida, abraços... sempre nos reunimos no segundo sábado, venha sempre. Mantenho no blog... notíciase conversas, Um cainhoso abraço jorge